Fotos: Farol de Notícias/ Manu Silva / Celso Garcia

Publicado às 06h05 desta sexta-feira (15)

A solenidade de abertura da 22° edição da Feira de Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada – Exposerra 2022 – no Armazém Social do Sesc Lazer, trouxe a promessa de novos tempos para o empresariado e o povo serra-talhadense com cultura e conexão com o desenvolvimento. A Exposerra tem a realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Serra Talhada e o Sindicato Patronal de Serra Talhada (Sindcom).

A reportagem da TV Farol e do Farol de Notícias esteve na cobertura completa do primeiro dia de feira. Ao longo dos três dias mostraremos os destaques comerciais, culturais e políticos do evento, visto que historicamente a Exposerra é um dos termômetros eleitorais da cidade.

Após dois anos a feira atraiu grandes empresas locais, da região e do estado. Para este ano foram preparados novos formatos de estandes, a ampliação da Arena da Moda e a Arena Gastronômica, shows culturais também deverão integrar a programação nos dias da feira, a parceira da ABS, Irah Caldeira, subiu ao palco.

Na solenidade de abertura diversas entidades do setor empresarial FCDL, Sesc, Sebrae, Sest, Senat, Fecomércio, Adepe, CDI e outras entidades. De acordo com o empresário e presidente da CDL, Maurício Melo, que realizou a abertura oficial do evento reunindo parte da diretoria da entidade no palco para enfatizar que a grandiosidade da feira se dá pela parceria e colaboração de toda a classe empresarial do município e região.

Veja também:   Criminosos em caminhonetes de luxo arrombaram bancos em PE, diz polícia

“A Exposerra tem o intuito de fortalecer a conexão entre cliente e negócio, como uma economia local que fortalece diversos seguimentos como hotéis, restaurantes, bares e outros. Serra Talhada com certeza é a cidade das oportunidades, temo aqui espaço para os negócios, indústria, comércio varejista, setores de distribuição, espaço para os setores de serviços e destacamos na educação e saúde. Serra Talhada é a terra da Tupan, da ABS, Cedan Rações, Casas Bandeirantes, Premocil e tantos outros guerreiros e guerreiras que fazem da nossa cidade ser um polo regional de desenvolvimento”, disse o empresário.

A prefeita Márcia Conrado celebrou o evento e fortaleceu a união de forças do governo municipal com a classe empresarial, destacando os pontos altos da cidade e suas escolhas políticas que privilegiam a cidade.

“Decidimos a partir do dia 1° de janeiro nos colocar além de partidos políticos de lado e lutar pelas benfeitorias de Serra Talhada, unir setor privado com governo municipal e alavancar os nossos destinos e o nosso desenvolvimento. E é por essas ações acertadas que Serra Talhada nos quatro primeiros meses de 2021 gerou mais de 1.500 admissões, é o segundo município a gerar mais emprego, que Serra Talhada consegue se firmar como polo educacional, polo de saúde, como polo de comércio e começando a se firmar também como polo de turismo”, apontou Márcia.

Veja também:   Artista LGBT lança clipe polêmico no Sertão

Um dos mais respeitados empresários da cidade, Carlos Aurélio de Carvalho, mais conhecido como Carlinhos da Tupan, falou em nome de todos os expositores enfatizando sua trajetória na Exposerra e a importância da política da boa vizinhança com todos os partidos e seguimentos.

“Aqui é uma coroação, nós precisamos dessa união. Eu quero parabenizar esse heróis que realizam esse evento, tanto os ex-presidentes da CDL de tanto sucesso, de tanto trabalho e é bonito. Quero parabenizar a todos na figura do meu amigo Mourato. Enfim, eu acho que nós todos estamos de parabéns, quero agradecer a Deus e que ilumine esse grande evento”, felicitou Carlinhos da Tupan.

Francisco Mourato, presidente do Sindcom e membro da Diretoria da CDL, seguindo a tradição relembrou orgulhosamente a história da Exposerra e agradeceu a todos os parceiros das entidades de classe que investem, apostam e confiam no potencial de negócios da feira serra-talhadense.

“Há 22 anos atrás um cara veio aqui vender uma feira, depois resolveu ir embora e não cumpriu a feira. Nós fomos ao Sebrae, fomos a prefeitura, na época o prefeito era Tião Oliveira. E a Tupan, que está aqui desde a primeira, disse: ‘vamos fazer a feira’. E eu acho importante dizer que é feita por empresários, a gente não contrata as pessoas para fazer essa feira. E aqui nesse movimento reúne todos, e nós temos uma sinergia que funciona, para além de qualquer coloração, de domingo a domingo e que olha para a cidade porque acreditamos que é a forma de criar oportunidade para as pessoas”, declarou o Chico Mourato.

Veja também:   Desenrola, programa de renegociação de dívidas, começa nesta segunda

O gestor da Fecomércio Bernardo Peixoto destacou que o Sesc Lazer Serra Talhada é atualmente o maior empreendimento do Sistema S na região. E anunciou a inauguração de mais um grande empreendimento da entidade um centro educacional de graduação e ensino técnico do Senac.

“Em 2023 vamos inaugurar mais um grande equipamento do Senac, que vai ser escola técnica e de graduação em Serra Talhada. Não é por acaso que tem um espaço tão belo para essa cidade. Hoje no país o comércio, serviços e turismo representa mais de 70% da economia. E quem financia essas grandes obras em Pernambuco não é o governo, não tem um centavo de verba pública, quem financia essas obras são os empresários do comércio, dos serviços e do turismo de Serra Talhada e de Pernambuco”, comentou Bernardo Peixoto”, presidente da Fecomércio.

FAROL INDICA NA EXPOSERRA

Na 22° edição da feira a equipe de reportagem estará visitando e mostrando todos os detalhes dos estandes das empresas parceiras. Aproveite para visitar a feira e conferir os destaques desse ano: CDL, Ouro Pneus, ABS, FIS, Cedan Rações, Serraço, Megahair Perfect, Labsin e Tencor Serviços Médicos.