Fotos: Farol de Notícias/ Manu Silva / Celso Garcia

Publicado às 06h05 desta sexta-feira (15)

A solenidade de abertura da 22° edição da Feira de Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada – Exposerra 2022 – no Armazém Social do Sesc Lazer, trouxe a promessa de novos tempos para o empresariado e o povo serra-talhadense com cultura e conexão com o desenvolvimento. A Exposerra tem a realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Serra Talhada e o Sindicato Patronal de Serra Talhada (Sindcom).

A reportagem da TV Farol e do Farol de Notícias esteve na cobertura completa do primeiro dia de feira. Ao longo dos três dias mostraremos os destaques comerciais, culturais e políticos do evento, visto que historicamente a Exposerra é um dos termômetros eleitorais da cidade.

Após dois anos a feira atraiu grandes empresas locais, da região e do estado. Para este ano foram preparados novos formatos de estandes, a ampliação da Arena da Moda e a Arena Gastronômica, shows culturais também deverão integrar a programação nos dias da feira, a parceira da ABS, Irah Caldeira, subiu ao palco.

Na solenidade de abertura diversas entidades do setor empresarial FCDL, Sesc, Sebrae, Sest, Senat, Fecomércio, Adepe, CDI e outras entidades. De acordo com o empresário e presidente da CDL, Maurício Melo, que realizou a abertura oficial do evento reunindo parte da diretoria da entidade no palco para enfatizar que a grandiosidade da feira se dá pela parceria e colaboração de toda a classe empresarial do município e região.

Veja também:   Mestre Nogueira faria 100 anos; família abre baú de recordações

“A Exposerra tem o intuito de fortalecer a conexão entre cliente e negócio, como uma economia local que fortalece diversos seguimentos como hotéis, restaurantes, bares e outros. Serra Talhada com certeza é a cidade das oportunidades, temo aqui espaço para os negócios, indústria, comércio varejista, setores de distribuição, espaço para os setores de serviços e destacamos na educação e saúde. Serra Talhada é a terra da Tupan, da ABS, Cedan Rações, Casas Bandeirantes, Premocil e tantos outros guerreiros e guerreiras que fazem da nossa cidade ser um polo regional de desenvolvimento”, disse o empresário.

A prefeita Márcia Conrado celebrou o evento e fortaleceu a união de forças do governo municipal com a classe empresarial, destacando os pontos altos da cidade e suas escolhas políticas que privilegiam a cidade.

“Decidimos a partir do dia 1° de janeiro nos colocar além de partidos políticos de lado e lutar pelas benfeitorias de Serra Talhada, unir setor privado com governo municipal e alavancar os nossos destinos e o nosso desenvolvimento. E é por essas ações acertadas que Serra Talhada nos quatro primeiros meses de 2021 gerou mais de 1.500 admissões, é o segundo município a gerar mais emprego, que Serra Talhada consegue se firmar como polo educacional, polo de saúde, como polo de comércio e começando a se firmar também como polo de turismo”, apontou Márcia.

Veja também:   Homem morre após tentar atravessar BR-232

Um dos mais respeitados empresários da cidade, Carlos Aurélio de Carvalho, mais conhecido como Carlinhos da Tupan, falou em nome de todos os expositores enfatizando sua trajetória na Exposerra e a importância da política da boa vizinhança com todos os partidos e seguimentos.

“Aqui é uma coroação, nós precisamos dessa união. Eu quero parabenizar esse heróis que realizam esse evento, tanto os ex-presidentes da CDL de tanto sucesso, de tanto trabalho e é bonito. Quero parabenizar a todos na figura do meu amigo Mourato. Enfim, eu acho que nós todos estamos de parabéns, quero agradecer a Deus e que ilumine esse grande evento”, felicitou Carlinhos da Tupan.

Francisco Mourato, presidente do Sindcom e membro da Diretoria da CDL, seguindo a tradição relembrou orgulhosamente a história da Exposerra e agradeceu a todos os parceiros das entidades de classe que investem, apostam e confiam no potencial de negócios da feira serra-talhadense.

“Há 22 anos atrás um cara veio aqui vender uma feira, depois resolveu ir embora e não cumpriu a feira. Nós fomos ao Sebrae, fomos a prefeitura, na época o prefeito era Tião Oliveira. E a Tupan, que está aqui desde a primeira, disse: ‘vamos fazer a feira’. E eu acho importante dizer que é feita por empresários, a gente não contrata as pessoas para fazer essa feira. E aqui nesse movimento reúne todos, e nós temos uma sinergia que funciona, para além de qualquer coloração, de domingo a domingo e que olha para a cidade porque acreditamos que é a forma de criar oportunidade para as pessoas”, declarou o Chico Mourato.

Veja também:   Prefeitura de ST retoma obras do Programa Mais Pavimentação

O gestor da Fecomércio Bernardo Peixoto destacou que o Sesc Lazer Serra Talhada é atualmente o maior empreendimento do Sistema S na região. E anunciou a inauguração de mais um grande empreendimento da entidade um centro educacional de graduação e ensino técnico do Senac.

“Em 2023 vamos inaugurar mais um grande equipamento do Senac, que vai ser escola técnica e de graduação em Serra Talhada. Não é por acaso que tem um espaço tão belo para essa cidade. Hoje no país o comércio, serviços e turismo representa mais de 70% da economia. E quem financia essas grandes obras em Pernambuco não é o governo, não tem um centavo de verba pública, quem financia essas obras são os empresários do comércio, dos serviços e do turismo de Serra Talhada e de Pernambuco”, comentou Bernardo Peixoto”, presidente da Fecomércio.

FAROL INDICA NA EXPOSERRA

Na 22° edição da feira a equipe de reportagem estará visitando e mostrando todos os detalhes dos estandes das empresas parceiras. Aproveite para visitar a feira e conferir os destaques desse ano: CDL, Ouro Pneus, ABS, FIS, Cedan Rações, Serraço, Megahair Perfect, Labsin e Tencor Serviços Médicos.