Publicado às 17h36 deste sábado (16)

Texto e foto Manu Silva/Especial para o Farol de Notícias 

Na manhã deste sábado (14)  o Grupo Farol de Notícias levou para a Praça da AABB a Ação Social – Farol e Saúde da Mulher que mobilizou dezenas de faroleiras e faroleiros, amigos e a vizinhança do bairro para participar realizando teste de antígenos SWAB da Covid-19, o popular teste rápido. Na oportunidade, os populares puderam conversar sobre a prevenção do Câncer de Mama com a atriz e ativista da saúde da mulher, Doroteia Nogueira, a Cangaceira Rosa.

“É gratificante esse trabalho, agora com a ONG Casa da Cangaceira Rosa que foi inaugurada contamos com assistência médica e de fisioterapia, temos espaço para atender mulheres com câncer de mama e com outros tipos de câncer. Desde a época que eu venci o câncer que o Farol é parceiro nosso, essa arrecadação de doações que está acontecendo nesses três finais de semana é justamente para ajudar o Amparo Amigo e a sede da Cangaceira Rosa, precisamos de união e parceria porque ninguém faz nada só. E a gente tem que bater nessa tecla não só a mulher pode ter câncer de mama, mas homens também. Que o ano inteiro seja rosa e que a mulher esteja sempre atenta a sua saúde”, declarou.

MULHERES ENGAJADAS

A empresária e faroleira Astrogilda Pereira Diniz Sá, 53 anos, moradora do bairro AABB aproveitou para prestigiar a ação social e levou esposo e filho para realizar o teste rápido e falou da importância da prevenção ao câncer de mama. “É uma preocupação anual fazer os exames médicos, não só a mamografia, faço também o auto-exame. E graças a Deus esse ano está tudo certo. Gostei bastante dessa iniciativa do Farol, porque além da saúde da mulher, a Covid ainda não foi embora. Os cuidados devem continuar”, comentou a empresária.

A assistente social Milena Karenina, 40 anos, moradora do bairro Caxixola é mais uma faroleira assídua, viu nas redes sociais do Farol sobre a ação e veio participar junto da filha Maria Rita, de 6 anos. “Eu sigo o Farol de Notícias e vejo diariamente, me organizei para vir prestigiar e ver os serviços oferecidos. Essa ação de hoje é muito importante, tanto para a saúde da mulher do Outubro Rosa, quanto para o teste SWAB. Essa é uma preocupação que toda mulher deve ter, sempre que identificar qualquer anormalidade procurar um médico, uma unidade de saúde. Trouxe minha filha para mostrar a importância desde cedo de cuidar da saúde”.

Já a professora Analice Pereira Brasil, de 41 anos, soube pelo cunhado que estava acontecendo a ação na praça e foi logo conferir. Segundo ela, mantém muita atenção contra o câncer de mama, pois já foi diagnosticada com nódulos. “Sim, tenho preocupação e sempre realizo o auto-exame contra o câncer de mama, não consigo realizar todos os anos, mas sempre que possível eu faço porque tenho nódulos e sempre vou ao médico. Devido à pandemia não fiz os exames, mas já me vacinei e vim fazer o teste rápido para continuar me cuidando”, afirmou a moradora.

DE OLHO NA TESTAGEM

As biomédicas Elisabete Deyse e Valeria Ramalho, a bióloga Ana Maria, a técnica de enfermagem Damiana Evangelista, a técnica de análises clínicas Nara Alves e a digitadora Isabelly Kezia que atuam na Unidade Avançada da Covid-19 do Laboratório Municipal José Paulo Terto estiveram na ação social realizando testes rápidos d e convocaram a população a ficar atenta aos cuidados com a pandemia.

“Estamos aqui hoje em nome da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Farol de Notícias, nessa ação muito importante para a saúde da população de Serra Talhada. Estamos sempre realizando essas atividades pela cidade e percebemos que após o avanço da vacinação a população tem procurado menos esse serviço. Mas mesmo vacinados é importante fazer o teste porque mesmo diante da vacina é possível contrair a doença. Também atendemos de segunda à sexta-feira no Laboratório José Paulo Terto, localizado na Rua Nove, do bairro Bom Jesus”, a técnica de enfermagem Damiana Evangelista.

A realização deste evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Pajeú Antena Sat e do secretário executivo de Esportes, Helano Peixoto. As atividades se estendem até o dia 23 com estande montado na Praça do Rodeio, encerrando na Praça Sérgio Magalhães. O Programa do Farol, na TV Farol no YouTube, transmitiu ao vivo a programação.

Toda a equipe do Grupo Farol de Notícias agradece a participação da população e aproveita para reforçar o convite para participar da Ação Social – Farol e Saúde da Mulher no próximo sábado (23) na praça do Rodeio, a partir das 9h. Leve a sua doação de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene.

O agricultor Nomenando Gregório Ferraz, 64 anos, já tomou duas doses da vacina, e confirmou com sua participação a importância de prevenir e realizar exames contra a Covid-19.

O policial Carlos Roberto de Souza, 60 anos, mora no entorno da praça, viu a ação e resolveu parar para participar do movimento. Aproveitou para realizar o teste rápido.