Do g1 Mundo

Foto: Reuters

Trinta e nove trabalhadores da mineradora brasileira Vale ficaram presos na mina subterrânea Totten, no Canadá, após um acidente com uma pá escavadeira na tarde de domingo (26).

A pá estava sendo transportada pelo acesso à mina e se desprendeu, bloqueando o “shaft” (abertura vertical por onde passam as instalações) e impedindo a saída dos empregados, segundo a Vale.

A mineradora previa resgatar todos os funcionários ainda na noite de segunda-feira (27), mas ainda não há informações, na manhã desta terça-feira (28), se o resgate foi concluído com sucesso.

O g1 procurou a mineradora brasileira para saber se o resgate foi concluído, mas ainda não recebeu uma resposta até a última atualização desta reportagem.

A Vale produz níquel na mina em Sudbury, Ontário (foram 3,6 mil toneladas no primeiro semestre deste ano). A produção foi temporariamente suspensa no local.

O resgate

A empresa informou que os funcionários seriam retirados por meio de um sistema de escada de saída secundária, com o apoio da equipe de resgate da Vale. Ainda segundo a mineradora, a equipe já tinha alcançado os mineradores e iniciado o resgate.

“Ninguém está ferido, o que é nossa preocupação número um, e os trabalhadores tiveram e continuam tendo acesso a água, alimentos e remédios”, disse a companhia em um comunicado.

Imediatamente após o incidente, os funcionários seguiram para os postos de refúgio como parte dos procedimentos previstos, segundo a companhia.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a segurança desses funcionários e forneceremos novas atualizações assim que estiverem disponíveis”, afirmou a empresa brasileira.