Após uma paralisação de 48 horas, cerca de 500 professores acataram a oferta do governo Luciano Duque (PT), durante assembleia realizada na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), nesta terça-feira (23). O próprio prefeito esteve presente a reunião onde pediu o apoio e compreensão da categoria para continuar governando a Capital do Xaxado. De acordo com a proposta governista, os professores irão receber o pagamento retroativo a janeiro de 7,5% em cinco parcelas a partir do mês de agosto. O mesmo benefício se estendeu aos auxiliares administrativos e serviços gerais. Os 23 professores do colégio Cônego Torres também conquistaram o reajuste salarial. Apenas um professor foi contra o acordo.

“Este acordo não beneficia só a categoria mas o próprio governo e a sociedade. Todas as conquistas são fruto de muita luta e consciência de classe. Se não houvesse essa mobilização não haveria sensibilidade da parte do gestor”, disse o presidente do Sintest, Sinézio Rodrigues, acrescentando: “Não era o que a gente gostaria mas o que foi possível”.

O anúncio da proposta foi feita pelo secretário de Educação, Edmar Júnior, mas foi o prefeito Luciano Duque que traçou um verdadeiro “rosário” de dificuldades para garantir a oferta. “Queremos a cooperação de vocês. Cada um de nós tem que ceder para construirmos uma pauta positiva. Vamos ter um pouco de paciência e tolerância. Este ano de 2013 é muito difícil”, disse o prefeito, arrematando: “Está na hora de descermos do palanque e pensar no povo”.