O ato de filiação do vice-prefeito Luciano Duque ao Partido da  República (PR) , anunciado para o próximo dia 27 de junho, foi adiado para 29 de julho. A mudança acabou trazendo surpresa para muita gente que já estava  se programando para testemunhar e partcipar da festa.

A filiação do vice-prefeito está sendo vista como o primeiro ato oficial da sucessão 2012. Por outro lado, o adiamento também  gerou uma série de comentários e expectativas.  Alguns governistas, por exemplo, especulam que  não há  “prego batido e ponta virada” em torno de Luciano Duque.

Já alguns oposicionistas, apostam que neste intervalo poderá ocorrer até mesmo uma negativa de Luciano ao projeto de Inocêncio Oliveira e permanecer no PMDB.
 
Segundo Luciano, sua filiação ao PR é irreversível e a mudança da data é apenas uma questão de estratégia. “Combinamos em realizar em 29 de julho porque vamos contar com a presença do  presidente nacional da legenda, ministro Alfredo Nascimento”, disse, acrescentando que o período dos fetejos juninos também dificultou algumas articulações.

Como o clima “esquentou” nos últimos dias, em  função  do  tumulto provocado pelo ex-vereador Faeca Melo, que anunciou a pré-candidaura de Sebastião Oliveira, o prefeito Carlos Evandro fez questão de colocar água na fervura. “Só vou tratar de sucessão em abril do ano que vem. E ponto final”, concluiu.