Com informações do UOL

Na última sexta-feira (11), o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, foi destaque nacional, tanto na matéria do Globo Repórter através do Projeto Farmácia Viva quando numa matéria do UOL sobre tecnologias que salvam rios poluídos. (acesse aqui) No UOL, Afogados aparece como modelo de referência assim como Recife, São Paulo e até cidades internacionais.

Afogados conta com o projeto Sistema de Reuso de Água que transforma esgoto em água rica em nutrientes. O projeto usa um tratamento biológico com bactérias de decomposição, cascas de laranja e sangue de boi. Com a ação, aproximadamente 50 m³ de efluentes (resíduos poluentes) deixaram de ser despejados no rio da cidade.

O coordenador de engenharia e meio ambiente do Inciti (Pesquisa e Inovação para as Cidades), Djair Falcão, aprovou a iniciativa e afirmou que a tecnologia aplicada em Afogados pode ser ampliada de forma a filtrar a água de esgotos e devolvê-la limpa para os rios, além de ser um tratamento de baixo custo e replicável.

Falcão, que também é coordenador de recursos hídricos da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) em Pernambuco reforçou: “Estamos num momento de aprender com a natureza. As biossoluções são eficientes aliadas aos processos de renaturalizar [remover o revestimento de concreto e reimplantar a mata ciliar dos cursos d’água] rios e riachos”.