O Partido dos Trabalhadores (PT) em Afogados da Ingazeira, começou 2014 cobrando respostas ao prefeito José Patriota PSB) com relação a existência de um contrat0 no valor de R$ 156 mil celebrado entre a Prefeitura e a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Patriota é o presidente da entidade e o PT questiona a legalidade e moralidade do contrato entre as partes. O PT oficializou denúncia no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a peleja está apenas começando. Leia a nota na íntegra:

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)

“O PT de Afogados da Ingazeira informa que oficializou denúncia no Ministério Púbblico, questionando a legalidade e a moralidade de um contrato celebrado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) no valor de R$156 mil.

Posteriormente o mesmo PT denunciou  que cidades de porte bem maior, como Serra Talhada e Caruaru, pagaram em 2013 quase 20 vezes menos para a mesma Associação Municipalista. No dia 31 de dezembro, em entrevista à Rádio Pajeú, ao ser questionado pelo blogueiro Marcos Montinelly, que indagou o porquê do pagamento tão alto se comparado com outras cidades, o prefeito desconversou e disse que responderia a pergunta em particular se fosse procurado no seu gabinete.

Ora, se o dinheiro é público, se a pergunta foi em público, por que a resposta é privada ? Em oportunidade, o procurador do município, justificando o referido contrato, afirmou que “havia muita demanda jurídica no município”. Mas até hoje a prefeitura não respondeu à Câmara de Vereadores quais os processos em que a Amupe aparece defendendo o município.

Aliás, para nossa surpresa, consultando o site do Tribunal de Justiça, no processo NPU 0000070-76.2013.8.17.0110 verificamos que, no despacho do Judiciário de Afogados, se decreta “a revelia do Município, que deixou transcorrer o prazo sem qualquer manifestação”. É um descaso com os recursos públicos.

Primeiro se contrata a Amupe para advogar, o que entendemos ser ilegal, por um valor absurdo comparado com anos anteriores e com outros municípios de porte bem maior, o que entendemos ser imoral. Em seguida, se distribui panfletos contra  o aumento do piso dos professores como presidente da Amupe, alegando falta de recursos, o que entendemos ser demagogia. Deixar um processo correr a revelia, o que entendemos ser falta de responsabilidade.

Agora, diz na Rádio Pajeú que vai dar a resposta dentro do gabinete em privado. Por que ? O PT exige do prefeito, com base no princípio da transparência e da moralidade todas as informações acerca do contrato com a Amupe e dos órgãos de fiscalização, rigor na apuração do fatos.

Jair Almeida de Souza – Presidente do DM do PT.