O número de internamentos no Hospam (Hospital Regional Agamenom Magalhães), nos últimos dias, cresceu diante o racionamento de água deflagrado pela Compesa na cidade no início do mês. Vários bairros de Serra Talhada foram atingidos pelo rodízio (veja tabela abaixo).

De acordo com o setor de Epidemiologia do Hospital Regional, o número de internamentos de pessoas com sintomas diarréicos ocasionados pela baixa qualidade da água aumentou junto com a elevação do consumo fornecido por carros-pipa à população, que começa a recorrer a este veículo tentando driblar a crise no abastecimento.

Segundo a técnica do setor de Epidemiologia do hospital, Ledjane Telles, a população vem consumindo a água sem saber sua procedência e sem o devido cuidado com o tratamento antes de consumi-la.

Veja também:   Dia Mundial da Água: Veja o Rio Pajeú em Serra Talhada hoje

“Com o racionamento, a população vem comprando água em carros-pipa, mas sem saber ao certo de onde ela vem, se é contaminada ou não. Também, em sua maioria, não tem o cuidado de tratá-la, fervendo-a ou filtrando-a. Dessa forma, bactérias que podem estar presentes nessa água causam infecções e doenças, sendo as mais comuns o vômito e a diarreia. E isso se agrava devido ao calor que vem assolando a cidade nos últimos dias, evoluindo os casos para desidratação”, explicou.

ÁGUA CONTAMINADA

Na semana passada, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) divulgou resultado da análise físico-química e bacteriológica da água colhida nas cidades de  Serra Talhada, Arcoverde, Caetés, Ibimirim, Sertânia, Betânia, João Alfredo, São Bento do Una e Bom Conselho. Em todos os municípios foram identificados índices de coliformes muito acentuados e análise físico-química sem potabilidade.

Veja também:   Educadora serra-talhadense morre aos 86 anos e deixa exemplos

Os resultados serão encaminhados ao Governo de Pernambuco, Ministério Público do Estado, Controladoria da República em Pernambuco, Ministério da Saúde e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Veja abaixo tabela de racionamento divulgado pela Compesa para Serra Talhada.