Do Folha de Pernambuco

 

Dezenas de alunos da Escola Técnica Estadual Eduardo Campos foram picados por abelhas, nessa quarta-feira (28), na cidade de São Bento do Una, Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, cerca de 30 pessoas foram atacadas. O ataque dos insetos começou após uma manutenção de ar-condicionado da escola.

Nenhum caso grave foi registrado, ainda de acordo com a pasta estadual. “Todos os envolvidos foram levados para o hospital local e, em seguida, liberados”, explicou a secretaria.

Em comunicado, a secretária de Saúde de São Bento do Una, Dalma Maciel, explicou que todos os pacientes foram atendidos no Hospital José Antônio Siqueiro Neto e “devidamente medicados”, além de terem sido “orientados conforme prescrição médica”.

“Nenhuma dessas vítimas estiveram com uma condição clínica mais grave e/ou que necessitasse de transferência”, completou a secretária.

Médico plantonista que atendeu parte dos pacientes, João Paulo afirmou que estudantes de mais de 14 turmas da escola técnica foram levados à unidade de saúde.

“Na emergência, tiveram os primeiros socorros, fizemos as primeiras medidas. Todos que foram atendidos aqui estavam com a saturação estável, nenhum problema pulmonar foi ocasionado”, explicou e acrescentou: “Foi mais o lado emocional, nervosismo mesmo. Foi um grande susto, mas todo mundo ficou fora de perigo”.

A Secretaria de Educação disse ainda que “para inibir outros possíveis ataques, a escola foi evacuada e o Corpo de Bombeiros foi acionado”.

A captura das abelhas foi feita durante a noite, o que possibilitou o retorno das aulas na manhã desta quinta-feira (29).