Do G1

Os estudantes de Pequim voltaram às escolas nesta segunda-feira (11) equipados com uma pulseira eletrônica que emite um alerta em caso de febre, num momento em que a China teme uma nova onda de infecções pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Este dispositivo é o exemplo mais recente do uso em massa das novas tecnologias para tentar controlar um vírus que infectou oficialmente mais 83 mil pessoas no país, causando ao menos 4,6 mil mortes.

As pulseiras inteligentes medem a temperatura do aluno em tempo real. Seus pais e escolas podem monitorar sua situação por meio de um aplicativo, de acordo com o jornal Beijing Daily.

Recado para os pais

Em caso de temperatura anormal –acima de 37ºC– a pulseira envia um sinal aos professores que são orientados a alertar a polícia, disse o jornal. O dispositivo ainda está sendo testado em cinco distritos da capital chinesa.

Os controles de temperatura, o uso obrigatório de uma máscara e a distância física tornaram-se a norma nas escolas do país, onde as autoridades temem um surto de infecções.

Embora a China tenha controlado a epidemia em seu território, o país registrou 17 novos casos nesta segunda, dez deles de origem local, especialmente em Wuhan, uma metrópole em quarentena por dois meses e onde o vírus foi descoberto no final do ano passado.