Um olho no padre e outro na missa. Às vésperas da visita do papa Francisco I ao Brasil, é melhor afirmar que o prefeito Luciano Duque (PT) tenta fugir do pecado da infidelidade partidária como o diabo foge da cruz. Mas esse “diabo” tem nome: Carlos Evandro Pereira de Menezes, padrinho e mentor político do prefeito petista.

A questão é que Evandro já se definiu e anunciou nas trombetas do mundo político: vai mesmo disputar uma vaga a estadual no próximo ano. Para Duque, o anúncio de “Carlão” pode ter tido o mesmo impacto da quebra do lacre feito pela besta do apocalipse anunciando o fim do mundo. Arri-égua! Calma, muita calma, que vou tentar explicar esse imbróglio típico de Hamlet.

Ser ou não ser, eis a questão. O ex-prefeito Carlos Evandro mais parece um astro sendo cortejado por todas as siglas do universo político. “Carlão” já foi envolvido pelos galanteios do governador Eduardo Campos (PSB), que na base da intimidade já trata o ex-prefeito como “meu fi”. Um bordão carinhoso utilizado por Evandro. Mas então começa o jogo de sinuca de bico. Já está decidido que Carlos Evandro se filiará ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no final de setembro e o El Rey, Dom Eduardo I, colocou Evandro como pauta número 1.

O inferno astral do prefeito Duque começa exatamente neste purgatório de interrogações: apoiando Carlos Evandro, vai estar praticando “fornicação” eleitoral. Ou melhor, infidelidade partidária com o deputado Manoel Santos (PT). O mesmo que alocou R$ 200 mil para asfaltar o bairro do Bom Jesus. Agora, se optar em apoiar o deputado petista, vai virar as costas para o seu tutor e padrinho Carlos Evandro, a quem deve quase tudo na política. Quase tudo!

No limbo, assistindo de camarote a este inferno de Dante, encontra-se o governador Eduardo Campos. Figura ardilosa, que age nos bastidores apostando na divisão do grupo petista. “Dudu dos zói azul”, no fundo no fundo, está pouco preocupado com o drama  de Duque. Ousado, o governador pode até queimar a candidatura de Sebastião Oliveira, amigo pessoal, para atingir seus objetivos, já que terá “Carlão” na sua sigla.