Fotos: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 04h30 desta quinta-feira (18)

O maior desejo de Sérgio Marcelino da Conceição, 51 anos, vendedor ambulante de amendoim, que tem problemas do coração e epilepsia é estruturar-se financeiramente para poder visitar seus parentes. Ele é um andarilho, que encontra-se no Centro de Serra Talhada, em busca de concretizar seu sonho.

Sérgio Marcelino contou para o Farol de Notícias que já percorreu várias cidades. Nasceu no interior do Espírito Santo, na Grande Vitória. Em Belo Horizonte, conheceu uma mulher e teve um filho com ela.  A mulher tinha um outro filho que não era dele, mas ele o registrou como filho. O romance não deu certo. Ele decidiu ir morar em Arcoverde, Sertão do Moxotó, onde ficou trabalhando,  e mais tarde veio para Serra Talhada. 

“Procurar me estruturar, para que, se um dia Deus permitir, eu volte para os meus parentes. Eu não volte como um coitadinho. Só voltar de igual para igual, porque quando eu saí de perto dos meus parentes, eu ouvi essa palavra: ‘Cadê o carro que você tem? Cadê a casa que você tem? O que é que você tem na vida?’. Se eu chegar lá com uma mão na frente e outra atrás, infelizmente, isso me faria muito mal. É um pouco de caráter, dignidade”, declarou Sérgio Marcelino, acrescentando:

“Esse benefício [Auxílio Brasil] vai me ajudar a me estabilizar aqui, só que no exato momento, eu estou dormindo na rua mesmo. A placa de ajuda, não rende muita coisa não, mas está me ajudando. Tem um motivo especial, eu tenho filhos menores, eu tenho pensão atrasada também, não quero ir para a cadeia e eu amo os meus filhos, claro!”

Infelizmente a rua reserva muitas surpresas desagradáveis, e Sérgio Marcelino já teve seus pertences e todos os documentos roubados, tendo sobrado apenas uma xerox da identidade. Com a ajuda de um advogado do CREAS conseguiu recuperar o RG. Apesar dos problemas de saúde, como epilepsia e problemas do coração, ele não recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), teve direito apenas à inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para receber o Auxílio Brasil.