SERRA TALHADA

Neste 6 de maio é feriado em Serra Talhada e a cidade comemora 163 anos de emancipação política. Em 06 de maio de 1851, era sancionada a Lei Nº 280, que transferia a sede da Comarca de Pajehú de Flores, da vila de Flores para o povoado de Serra Talhada, elevado a vila com o nome de Villa Bella, pelo presidente da provincia, sr. José Ildefonso de Sousa Ramos. A transferência da sede da comarca de Flores para Vila Bela se deu após os conservadores de Vila Bela, liderados pelo coronel Manuel Pereira da Silva, conseguirem sufocar uma rebelião ocorrida entre novembro de 1848 e janeiro de 1850, encabeçada pelo coronel Francisco Barboza Nogueira Paz, ex-deputado provincial pelo Partido Liberal, que havia se rebelado contra a sua demissão e de seus correligionários e a nomeação de partidários do Partido Conservador, do coronel Pereira.

Cerca de 13 anos antes, em 1838, a Fazenda Serra Talhada se tornou distrito de Flores com a instalação da freguesia de Nossa Senhora da Penha. Em 1864, a vila de Villa Bella era desanexada da Comarca de Pajehú de Flores, ficando ela como sede de uma comarca própria com o mesmo nome. Com o advento da República, em 1892, tanto Vila Bela como todas as cidades de  Pernambuco foram elevadas a categoria de cidade autônoma com prefeito, câmara de vereadores e fórum municipal. Em 1939, por iniciativa do governador Agamenon Magalhães a cidade de Vila Bela voltaria a receber seu nome primitivo de Serra Talhada, ficando assim até seus dias atuais.

MENSAGEM

Agora, aproveite este feriado e declare o seu amor por Serra Talhada. O nosso berço. O que você daria de presente a Capital do Xaxado, neste 6 de maio. Mãos no teclado e abra o seu coração.

 

(Com informações do Blog de Serra Talhada )