Da CNN Brasil

Representantes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Butantan vão se reunir às 9h desta terça-feira (10) para falar da suspensão dos testes da Coronavac.

“Basta a gente ter as informações e avaliar os dados pra determinar a relação de causalidade e, se o risco/benefício se mantiver favorável, autorizaremos a retomada”, afirmou uma fonte da Anvisa à coluna.

O evento adverso grave ao qual a Anvisa se referiu em nota para justificar a suspensão dos testes da vacina Coronavac foi a morte de um voluntário.

Em entrevista à TV Cultura, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que houve uma morte entre os voluntários da pesquisa, mas, segundo ele, o caso não tem relação com a os testes da vacina. Ele pediu esclarecimentos à Anvisa sobre a ordem de interrupção.

Fontes da Anvisa informaram à CNN que ainda não há como saber se existe relação direta com o uso da vacina ou do placebo. Mas que após a ocorrência do óbito, os testes foram suspensos.

A divulgação incompleta, e cheia de ilações, fez com que o governo de São Paulo exigisse explicações detalhadas. O estado havia anunciado horas antes que a vacina Coronavac chegaria pronta no dia 20 de novembro.