Publicado às 13h desta sexta (26)

Apesar das denúncias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes terem aumentado mais de 100% junto ao Conselho Tutelar de Serra Talhada em 2017, esse dado registrou uma redução de 41% na Delegacia local.

Levantamento, em primeira mão, realizado pelo Farol de Notícias junto ao setor de estatística da Polícia Civil constatou que, em 2017, houve apenas 7 ocorrências de abuso de menores em Serra Talhada, já em 2016 foram 12 registros.

CONSELHO EXPLICA

O Farol entrou em contato com o Conselho Tutelar para explicar a aparente controvérsia nos dados. O presidente do órgão em 2017, Edvan Líma, esclareceu que dentre as denúncias registradas no Conselho, algumas acabam não se confirmando após as apurações, mas mesmo assim entram nas estatísticas de notificações.

“Nem todos os casos chegam como confirmados, alguns chegam como suspeita, nessa situação os responsáveis pela criança são notificados pelo Conselho aonde podem confirmar a suspeita ou negar que possa ter acontecido o ato. Caso eles confirmem, serão orientados a procurar a Delegacia de Polícia onde será aberto inquérito investigativo”, detalhou o conselheiro.

Neste sentido, conforme Edvan Lima, cabe ao Conselho requisitar dos serviços públicos e técnicos o acompanhamento do caso para identificar se houve de fato o abuso.

“Já para os responsáveis que negam o fato e relatam que a denúncia não procede aí vamos apenas orientá-los, como também podemos requisitar dos serviços públicos que acompanhem caso haja dúvida”, explicou Edvan.

Ele lembra que há notificações em que menores de 14 anos mantém um caso com adultos e os responsáveis pela menor consentem o relacionamento, quando na verdade é crime.

“E nesses casos pode-se levar um certo tempo para terem uma ação devolutiva, mas que acabam entrando na nossa estatística como abuso sexual, como também a equipe técnica dos serviços públicos levam um tempo para chegar a um parecer final”.

Leia mais

Abuso sexual de menores cresceu mais de 100% em ST