Do Terra

 

O pescador Romualdo Macedo Rodrigues, de 44 anos,  foi resgatado com vida após passar 11 dias à deriva boiando dentro de um freezer no meio do Oceano Atlântico. O brasileiro foi encontrado já em águas pertencentes ao Suriname por um barco pesqueiro no dia 11 de agosto. Após o resgate, ele ainda passou 16 dias preso no país, por ser considerado um imigrante em situação ilegal já que estava sem documentação.

Em entrevista ao Domingo Espetacular, da TV Record, Romualdo explica como teve a ideia de entrar na geladeira quando o barco começou a naugrafar e ainda os perigos que enfrentou para sobreviver. Durante o período à deriva ele ficou sem se alimentar e beber água, perdendo aproximadamente 5 kg. “O que mais incomodava era a sede”, disse o pescador ao relembrar as adversidades que enfrentou como o excesso de exposição ao sol e as noites frias.

O pescador, que não sabe nadar, saiu do porto de Oiapoque, no estado do Amapá, no dia 1º de agosto para passar 10 dias pescando. A embarcação simples e estreita, que tem por volta de 7 metros de comprimento, apresentava rachaduras e a água não parava de entrar. “Comecei a secar, mas no outro dia não tinha mais jeito e foi para o fundo mesmo. Quando eu vi que não tinha jeito, eu peguei o freezer e fui embora. […] Essa geladeira, para mim, foi Deus”, contou Romualdo.

Após o resgate, o pescador ainda passou 16 dias presos, dividindo cela com mais 8 prisioneiros sem entender o porquê estava preso. As autoridades locais “não explicaram nada” sobre a sua situação, um imigrante indocumentado.  O dia do repatriamento ao Brasil foi comemorado e definido como o “dia mais importante” de sua vida.