Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicados às 05h22 desta quarta-feira (6)

Após 2 meses de inauguração do Terminal de Passageiros de Serra Talhada, com entrega oficial dia 3 de novembro de 2020, a reportagem do Farol visitou o espaço para ouvir a população que faz uso do equipamento. Foram entrevistados 10 usuários, sendo 5 motoristas e 5 passageiros, todos aprovaram a nova instalação.

Apesar de todos se mostrarem satisfeitos e terem elogiado o terminal, Jairo Costa, 32 anos, pontuou um fato que segundo ele, está prejudicando os que estão fazendo uso do espaço e precisa ser fiscalizado e Francisco Oliveira também mencionou a situação dizendo que cabe a prefeitura fiscalizar e punir.

OPINIÃO DOS MOTORISTAS

Jairo Cleandro de Souza Costa, 32 anos, motorista da linha Triunfo-Santa Cruz-Serra Talhada há 8 anos

”O terminal está muito bom, com apoio, na sombra, é mais seguro. Mas, tem um porém: o pessoal que roda na rua fica atrapalhando a gente aqui, motoristas de veraneio D10, não são cadastrados e nem vêm para o terminal, rodam clandestino e ficam pegando os passageiros na rua e muitas vezes a gente sai daqui com o carro vazio. Na verdade aquilo não é nem carro de passageiro e nem podem se cadastrar na IPTI, uma norma que todos têm que ter o cadastro e vir para o terminal. A gente queria só que fiscalizassem isso, para vir todo mundo pra cá.”

Francisco Leite de Oliveira, São José do Belmonte, motorista da linha há 20 anos

”Para mim aqui está ótimo, acredito até para os clientes porque o pessoal ficava sem ter onde sentar, ficavam dentro do carro muito quente e aqui é mais confortável. A gente sabe que sempre tem gente que não vem para o terminal, mas cabe a fiscalização monitorar até porque tem os cadastros, os que não estão aqui é porque não estão cadastrados. Cabe o pessoal da prefeitura correr atrás e dá a punição que for necessária.”

Veja também:   Briga entre família termina com a morte de dois homens no Sertão

Moisés Batista Gomes, 51 anos, que faz a linha Afogados – Serra Talhada há mais 10 anos

”Isso aqui era para ter sido feito há muito tempo. Eu trabalho aqui, mas também faço a linha de Arcoverde e há muito tempo já foi implantado esse sistema lá. Quando eu vinha aqui sempre via a diferença entre Serra Talhada e Arcoverde. Eu sei que ficou complicado para os passageiros por ficar mais longe, mas na minha opinião é de suma importância. A gente tem muitos benefícios: a gente pode deixar o carro na sombra, a gente pode ficar na sombra, a gente pode ter segurança, então foi bem apropriado. Na minha opinião já era para ter feito mais rápido tempo. Aos poucos todos vão se adaptando e vendo que isso aqui foi uma melhora.”

Paulo Gomes da Silva, 41 anos, motorista da linha Betânia-São Caetano-Sítio dos Nunes-Serra Talhada

“Estou  achando bom mesmo, para mim foi uma coisa excelente. Os banheiros estão sempre limpos, bancos para motoristas e passageiros sentarem, lanchonete, aqui está bom. Tem mais segurança, sempre vejo os guardas e fiscais olhando aqui, está bom mesmo.”

 

 

 

Valdemar Nunes da Silva, 63 anos, motorista da linha Calumbi-Serra Talhada finalizou a entrevista dos motoristas dizendo: ”Aqui está bom demais, tem muito espaço, antes a gente ficava apertado demais. Ficamos mais seguros, não temos do que reclamar, até agora não aconteceu nada, tem sempre guardas por aqui. Também tem limpeza toda hora.”

 

 

PASSAGEIROS

A opinião dos passageiros também foi unânime, mesmo tendo aqueles que acharam que ficou mais distante, os 5 entrevistados não viram isso como um problema. Dona Neli Santana, 68 anos, disse que vai para o terminal a pé e até gosta, para ela isso não é um problema.

Neli Santana, 68 anos, moradora de Sítio dos Nunes-PE

”Eu, como passageira estou gostando daqui. É friinho, ventilado, estou gostando e meu filho que é motorista também está gostando de vir para aqui porque ele ficava lá no Servilar. Eu venho andando, mas não tem nada não, está bom, eu gosto.”

Veja também:   Ladrões são presos durante arrombamento a comércio em ST

 

 

 

Alexandra Vieira da Silva, 45 anos, moradora de Flores-PE havia acabado de chegar no espaço pela primeira vez. Mesmo tendo achado distante disse que o terminal está perfeito: ”Está maravilhoso, bem organizado, já era para ter feito. Só achei longe, é a primeira vez que venho pra cá, mas o resto está perfeito.

 

 

 

Joana Darck, 30 anos, moradora do Carmo, município de São José do Belmonte-PE afirmou que estão mais seguros e ainda relembrou as dificuldades dos passageiros antes do terminal: ” Ficou legal, estou achando bom, antes quando a gente vinha a gente ficava em pé muito tempo esperando as lotações sair e agora a gente fica a vontade na sombra, sentada e é mais seguro. É bem melhor do que antes”.

 

 

 

Eliúde Cavalcante, 19 anos, morador do Sítio Cacimba Nova, município de  São José do Belmonte-PE disse: ”Estou achando melhor, ficou menos trânsito, um lugar que tem sombra, tem bancos para sentar.”

 

 

 

 

 

Para José Leonardo de Oliveira, 38 anos, morador de Betânia-PE, mudou para melhor: ”Aqui está bom demais, antes era pior, não era organizado, mudou para melhor.”

 

 

 

 

 

Mesmo alguns passageiros dizerem que ficou distante, para Edvaldo Arthur, 19 anos, morador de Calumbi-PE ficou normal: ”Está melhor do que lá em cima, não tenho nada a reclamar porque o espaço é bom, tem onde a gente ficar sentado esperando os motoristas sem ficar no sol quente. A pesar de algumas pessoas falarem que ficou distante para mim ficou normal.”