MINISTÉRIO inocenta secretária de saúde de ST em investigação deflagrada nas eleiçõesO Ministério da Saúde (MS) concluiu uma auditoria realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada iniciada em plena campanha eleitoral. E, no último dia 30, enviou relatório conclusivo isentando a secretária Socorro Brito de supostas irregularidades na pasta. O ministério vasculhou o órgão no período de 13 a 18 de agosto e a ação serviu de munição para os discursos dos candidatos da coligação Frente Popular de Serra Talhada (FPST), derrotada em 7 de outubro.

Em relatório extenso enviado à redação do FAROL, a chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde, Tereza de Fátima Alecrim Coelho, expõe Ofício 631/2012, dando o nada consta da auditoria realizada pela equipe de investigação. O surpreendente é um dos trechos do citado relatório que deixa claro “que após verificação in loco, conclui-se que o município de Serra Talhada, nos últimos sete anos, aumentou de 29% para 74% a cobertura de atendimento na Assistência Básica Municipal”. Durante a campanha eleitoral, o candidato Sebastião Oliveira (PR) pregava que o município não teria atingido sequer 70% no atendimento básico.

“Este relatório é uma vitória da nossa equipe porque nunca escondi nada e trabalhei com transparência. O único intuito dessa denúncia foi de me atingir. Mas, no final, tenho que agradecer por tudo isso. Pois, só assim, de forma legal, podemos mostrar à população a lisura do nosso trabalho”, desabafou Socorro Brito. Segundo ela, o relatório apontou algumas irregularidades administrativas, mas que serão sanadas com facilidade. “Como por exemplo, a contratação de profissionais com dois vínculos de trabalho. Vamos corrigir”, garantiu.

Durante a entrevista ao FAROL, quem estava sorrindo à toa era o prefeito Carlos Evandro, que foi taxativo: “Tentaram usar de ‘forças políticas’ para denegrir um trabalho que vem avançando com muito carinho e dedicação. Mas nossa resposta é a conquista do Selo Unicef e agora, esta auditoria do Ministério da Saúde”, finalizou Evandro.