Publicado às 05h38 deste domingo (19)

Parte da população serra-talhadense, muito atenta, as necessidades da cidade vêm cobrando serviços no tocante as políticas públicas, sobretudo dos serviços de saneamento e limpeza nos bairros da Capital do Xaxado, contudo há aqueles moradores que não respeitam o meio ambiente, que mesmo havendo os dias programados de coleta de lixo, descartam lixo nas ruas e em terrenos baldios.

A prefeitura recebeu um série de reclamações sobre o descarte irregular de lixo nos últimos meses e prontamente enviou uma equipe da Secretária do Meio Ambiente e Serviços Públicos para fazer a limpeza em alguns ponto. Como na via que dá acesso ao aeroporto e na Avenida Triunfo. Essa limpeza, bem como a instalação de placas educativas, foi realizada dia 3 e em menos de um mês populares já descartaram lixo na Avenida Triunfo novamente.

Neste sábado (18) o Farol recebeu um relato de um fiscal ambiental da prefeitura, indignado com a postura da população, após flagrarem pessoas jogando entulhos numa das vias que tanto reclamaram, que foi limpa, mas que já está repleta de lixo.

“Após matéria do Farol sobre descarte irregular de lixo no caminho do aeroporto e na Avenida Triunfo, houve a limpeza por parte da Secretária do Meio Ambiente, mas ontem os fiscais flagraram gente jogando metralha e os outros materiais nas margens das estradas”,lamentou o denunciante.

Mesmo a prefeitura fazendo campanha de conscientização e alertando que a prática de descarte de irregular de lixo pode gerar multa, conforme a lei federal Nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e do Código Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Serra Talhada, o falta de consciência e o descaso com o meio ambiente e a saúde pública permanece.