Luciano Duque e Clovis Carvalho

Foto: Alejandro García/Farol

O prefeito de Serra Talhada voltou a defender, nesta quarta-feira (18), em reunião com secretários de Saúde da região e a XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), que já cumpriu com todos os requisitos possíveis para que o Samu (Serviço Atendimento Móvel de Urgência) comece a funcionar na cidade. E ratificou que o equipamento depende, ainda, da ação de outras prefeituras para ser inaugurado. Em conversa com o FAROL, por telefone, Luciano frisou que a reunião desta quarta, ocorrida na XI Geres, teve o principal objetivo de lembrar aos demais municípios que é preciso pactuar responsabilidades.

“O serviço tem que ser pactuado com 35 cidades e só vai poder funcionar na medida em que elas estejam com seus equipamentos comprados e com suas estruturas concluídas porque essa é uma estrutura tripartite. Se os outros municípios não estiverem com seus equipamentos completos para funcionar, Serra não tem capacidade de bancar toda essa estrutura sozinha”, disse Duque, que foi bastante criticado, nos últimos anos, por conta da demora na entrega da obra.

“Os demais municípios precisam cumprir as resoluções, comprar seus equipamentos, fazer o treinamento do seu pessoal. Eu creio que, a partir daqui, a gente vai começar a construir uma pauta conjunta. Mas volto a reafirmar: Serra, ao contrário do que muitos dizem, já cumpriu a sua obrigação”. A sede do Samu em Serra Talhada está pronta desde dezembro de 2014. A obra foi gestada ainda no governo do ex-prefeito Carlos Evandro.

DSC_0086