Após três horas de debate, o Movimento Cidadania Consciente (MCC) decidiu manter a aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo tendo o vice-prefeito Luciano Duque fazendo parte da legenda. A crítica de alguns membros do bloco é de que Duque, como voz ativa no governo, faria do PT um partido governista.

Na reunião, a grande surpresa foi a permanência do PTB, do deputado Augusto César, dentro do grupo, uma vez que havia expectativas em torno do comportamento do parlamentar em provocar um ‘racha’ por conta da filiação de Luciano a um partido do bloco de oposição

Entretanto, insatisfeitos com a atual conjuntura da frente oposicionista, abandonaram o grupo o Partido Popular (PP), do radialista Marquinhos Dantas, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) do empresário Adelmo Rodrigues. Ambos alegaram não ter mais discurso para combater o governo Carlos Evandro, tendo, agora, o vice-prefeito incluído no novo cenário político. 

Apesar das baixas, os coordenadores do movimento garantem que nada muda do ponto de vista ideológico, pois, segundo eles, o MCC vai continuar sendo oposição ao prefeito Carlos Evandro (PR). “Quem mudou de postura não foi o MCC, mas o PT. Ele (PT) sabe que vamos aumentar as críticas ao governo Carlos Evandro. Não vamos mudar o discurso. Não sei como o partido vai digerir essa situação”, desabafou Ari Amorim, presidente do PSOL. 

Ética na política

O presidente do PMN, Jaílson Araújo, aproveitou para informar durante a reunião que está agendado para o próximo dia 28, num sábado, o Seminário sobre Ética na Política, focado na admnistração municipal. “O MCC continua forte e coeso e sendo a noiva desejada em todo o processo eleitoral do município. Agora é hora de começar a discutir os problemas e soluções para Serra Talhada”, disse Araújo.

Mesmo  apontando as contradições das posturas existentes dentro do MCC, o deputado Augusto César disse que vai até o fim e acredita que o MCC fará o novo prefeito de Serra Talhada.  “O PTB tem dois nomes para apresentar no momento certo. Primeiro, temos que traçar os critérios e o perfil deste nome”, disse.

 Também presente na reunião, o deputado Manoel  Santos afirmou que, “mesmo o PT estando no governo, a legenda vai acatar todas as decisões tomadas pelo  movimento”. E arrematou: “Acreditem. O PT precisa do MCC”, finalizou Santos, convicto. Continuam no  MCC os seguintes partidos: PT, PTB, PV, PSOL, PPS, PMN, PCB, PCdoB, PSDC.