Moradores da comunidade de Varzinha, zona rural de Serra Talhada, estão assustados com a falta de segurança no canteiro de obras da empresa Norberto Odebrecht, responsável pelas obras da Ferrovia Transnordestina no local. Nessa quarta-feira (13), a empresa realizou uma série de explosões utilizando dinamite e não avisou os moradores da região sobre o procedimento. Resultado: várias casas foram atingidas pelos destroços das explosões e duas crianças ficaram feridas.

Indignados, a população resolveu denunciar o ato irresponsável a Ordem dos Advogados do Brasil(OAB)-seccional Serra Talhada, que já tomou as providências. “A empresa vai ser acionada e vamos tomar as providências junto ao Ministério Público. Foi um ato irresponsável. Várias pedras pesando em torno de 1kg foram arremessadas e não teve qualquer trabalho de aviso ou proteção à população. É tanto que duas crianças foram atingidas”, declarou o advogado Jaílson Araújo Barbosa, presidente da OAB.

Segundo ele, o trabalho foi realizado de forma temerosa, se deu em função do cronograma atrasado no canteiro de obras da Odebrecht. “Faltou segurança e a OAB tem uma responsabilidade social, Vamos até o fim com este assunto”, disse Araújo, informando que os pais da criança deverão apresentar queixa na  Delegacia de Polícia.

Irresponsabilidade

O Padre Sebastião Gonçalves, da Diocese de Floresta, estava presente na hora das explosões e também acusou a construtora de negligência e irresponsabilidade. Ele levou uma bolsa com pequenas pedras à redação do FAROL de NOTÍCIAS para comprovar o teor das denúncias.

“Eu tomei o maior susto da minha vida. Foi um barulho horrível. Quando ví o alvoroço, com muheres e crianças correndo sem destino,  também corri buscando amparar os mais fragéis”, declarou o  pároco, que também denunciou outro fato. “A empresa está pedindo aos moradores para comprar telhas novas. E logo depois das explosões, apareceu um engenheiro e uma assistente social para dar brinquedos às crianças feridas. Temos a missão de desmacarar esta empresa, que  quer iludir o povo e às crianças”, lamentou padre Sebastião Gonçalves.

Essa não é a primeira vez que as explosões realizadas pela Odebrecht prejudicaram moradores. No ano passado, quando o canteiro estava localizado no bairro Cachichola, em Serra Talhada, várias residências foram atingidas. “Minha casa sofreu avarias e  sofreu várias rachaduras. Tive que fazer pressão,no próprio canteiro de obras, mas até hoje não tive nada ressarcido pelo Odebrecht. È uma vergonha”, finalizou Ercílio Souza, líder comunitário rural. O FAROL tentou localizar os responsáveis pela Norberto Odebrecht, mas não encontrou ninguém autorizado para falar sobre o assunto.