Psicóloga serra-talhadense explica sintomas da depressão e ansiedade

Publicado às 20h42 desta quarta (11)

Após um caso suspeito de depressão que se tornou público em Serra Talhada esta semana, onde um empresário acabou sumindo repentinamente, após tomar uma dose excessiva de medicação controlada, gerando aflição em amigos e familiares [relembre aqui], o FAROL decidiu procurar uma especilista em saúde mental para nos ajudar a entender o universo de pessoas com sintomas de depressão, ansiedade, crises de pânico e pensamentos suicidas.

Para isso, convidamos a psicóloga Jocce Machado. Ela é referência em Serra Talhada em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), criadora do método da Casa Emocional e vem ajudando há anos dezenas de pacientes que hoje estão enfrentando processos delicados em suas vidas, mas que conseguem vencer os dias difíceis e as etapas complicadas a partir da terapia. Vale à pena conferir a entrevista na íntegra.

ENTREVISTA PSICÓLOGA

JOCCE MACHADO

1.Como identificar os sinais de que alguém está tentando suicídio?

Acredito que é de suma importância falar que o comportamento suicida ele pode surgir em consequência de diversos fatores, como : transtornos psicológicos como depressão, esquizofrenia ou transtorno de personalidade, ou até mesmo devido situações socioeconômicas, como também ter sido vítima de preconceitos ou abuso, está passando por um processo de luto ou ser usuário de drogas por exemplo.

– Amigos e Familiares podem está atentos aos seguintes comportamentos que são os cinco mais frequentes em pessoas que tem ideação suicida;

1- Tristeza excessiva e isolamento (evitação do contato social de qualquer natureza; seja com amigos , familiares e etc).

2 – Alteração repentina do comportamento (Os hábitos e estilo vida e até a forma de vestir muda).

3- A pessoas começar a tratar de vários assuntos pendentes (tentando não deixar pendências para a família ou até mesmo fazer testamento).

4- Demonstrar calma ou despreocupação depois de um período grande de tristeza ou depressão. ( estes períodos de calma podem ser o interpretados pelos familiares como uma fase de recuperação da depressão por exemplo, então na maioria das vezes os família não entendem este processo que é entendido como “melhora” e quando o ato ocorre não entendem, e pensam : — ele estava melhor esses dias ).

5- Começa a fazer ameaças de suicídio frequentes, ou começa a falar que a vida não tem sentido, que queria dormir e não acordar e etc.

2. Como a família pode ajudar a pessoa nessa condição?

Quando familiares e amigos perceberem tais sintomas o mais importante é demostrar compreensão e empatia, tentando de fato compreender a situação e os sentimentos associados ao ente querido, não descordando de suas dores e sentimentos, mas sim os acolhendo. Faça perguntas sobre seu estado de ânimo, como se sente com relação a ele mesmo e ao mundo que o cerca e se pensa em suicídio.

Na maiores das vezes as tentativas de suicídio são impulsivas e, por isso é importante previnir, deve-se retirar todo material que a pessoa possa utilizar contra ela , como; armas, medicações , facas e etc… (Isso irá fazer com que o indivíduo pense numa solução menos agressiva para seus problemas). Em seguida busque ajuda de um profissional qualificado como um psicólogo ou psiquiatra, eles irão mostrar à pessoa que existem outras soluções para aquele impasse.

3.Quais os principais benefícios da terapia para quem tem ideação suicida?

Atualmente vivemos em uma sociedade ultra-acelerada onde a nossa saúde mental é facilmente afetada.
Por meio das fragmentações dos relacionamentos interpessoais, a competitividade do mercado de trabalho, a dificuldade de manter ou atingir padrões de autoimagem “ vida perfeita”(exibida nas redes sociais ) todos esses fatores causam o adoecimento da mente.

A terapia promove o autoconhecimento o que leva você a sua essência ao teu eu real ou criança Luz como gosto de chamar. Através de questionamentos e reflexões o espelhamento psíquico se torna real e visível aos olhos mentais o que antes não tinha sentido ou um porque se torna claro e coerente. Os problemas perdem a força, o foco nas soluções tornam-se claros e você mais forte.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre sua totalidade psíquica (qualidades, defeitos, crenças , opiniões, desejos e sonhos) mais leve a sua vida será, ou seja você conseguirá tomar decisões , mudar aspectos negativos de sua vida e tratar a si mesmo com mais compreensão e amor e assim
desenvolve a sua inteligência emocional.

4.É possível evitar o suicídio a partir da terapia?

Sim, como falei a terapia leva a pessoa ao autoconhecimento, a evolução da inteligência emocional e por meio dessa evolução mental a pessoa que antes pensava em tirar a própria vida como plano de fuga psíquica por exemplo, começa a olhar para os impasses de forma objetiva e com entusiasmo, visualiza fatos e problemas e foca nas soluções não mais nos problemas e assim assumindo seu protagonismo emocional.

5. Cuidar da saúde mental é uma necessidade nos dias de hoje? Por quê?

Sim! Diante de tudo que falamos, sobre os fatores psíquicos, vida ultra acelerada e etc, Estamos em uma segunda pandemia em saúde mental e isto está mais evidente dias após dia. Nunca se falou tanto em saúde mental, e os índices de suicídios nível mundo só aumentam devido as fragmentações mentais.

A saúde mental deve ser tratada de forma primária assim como a saúde física, evitando assim casos de alta complexidade. Os benefícios que o cuidar da mente traz são benéficos para o Corpo/Mente e Espírito e assim o fortalecimento do ser humano ocorre , evitando doenças psicossomáticas e suicídios.

Para saber mais sobre o trabalho de Jocce Machado, acesse o link abaixo:

Instagram

https://www.instagram.com/joccemachado/