Aprovação de governo Lula atinge o maior patamar desde o início do mandato

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Carta Capital

O presidente Lula (PT) tem 60% de aprovação entre os brasileiros, segundo a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira 16. O índice é o maior patamar registrado pelo petista nos levantamentos feitos pela consultoria.

Os 60% de aprovação registrados nesta quarta representam, também, uma alta de 4 pontos percentuais na avaliação positiva do presidente. Na pesquisa anterior, a aprovação era de 56%.

Já na ponta que reprova o atual mandatário, a Quaest mediu 35% dos eleitores, uma queda de 5 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior.

Veja também:   Acidente com trens sobe para 288 mortos e mais de 850 feridos

A distância entre os que aprovam e desaprovam Lula é outro ponto que aumentou significativamente, passando de 16 pontos em junho para 25 pontos na pesquisa desta quarta-feira.

Aprovação de governo Lula atinge o maior patamar desde o início do mandato

O governo como um todo também colheu resultados positivos no levantamento e, assim como a figura de Lula, atingiu seu maior patamar de aprovação. 42% dos brasileiros avaliaram a atual gestão como positiva, ante 37% no último levantamento. Só 24% disseram ver como negativo o trabalho do governo Lula. A taxa estava em 27% há dois meses.

Conquista de terrenos

O Nordeste segue sendo a região em que Lula tem o melhor índice de aprovação, com 72%. Chama a atenção, porém, o avanço da aprovação do petista no Sul do País, que saltou de 48% em junho para 59% na pesquisa desta quarta-feira. A ‘conquista de terreno’ na região foi uma das grandes responsáveis pelo aumento na taxa geral.

Veja também:   Fluminense vence Flamengo no Maracanã e conquista Taça Guanabara

Aprovação de governo Lula atinge o maior patamar desde o início do mandato

Evangélicos, outro ‘terreno’ dominado pelo bolsonarismo, também registrou índices mais positivos para Lula na pesquisa desta quarta. Em junho, o grupo marcava apenas 44% de aprovação e 51% de desaprovação ao presidente. Hoje os índices são 50% na taxa positiva e 46% na negativa.

Aprovação de governo Lula atinge o maior patamar desde o início do mandato

Lula também cresceu 3 pontos percentuais entre os eleitores mais ricos, assim como na classe média. Ele segue em alta entre os brasileiros mais pobres.

A pesquisa

Para chegar aos resultados, a Quaest fez 2.029 entrevistas presenciais em todo o país entre os dias 10 e 14 de agosto. O levantamento é contratado pela consultoria de investimentos Genial e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Veja também:   Professores de Moçambique recebem capacitações em Petrolina