Da CNN Brasil

Dos 50 estados americanos, o resultado do pleito para presidente do país já foi apurado e é conhecido em 44 deles. No início da noite desta quarta-feira (4), seguem na contagem os estados do Alaska, Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada e Pensilvânia.

Joe Biden recebeu, até agora, 70,4 milhões de votos (50,4% do total), melhor marca para um candidato a presidente nos Estados Unidos. Transportando para o Colégio Eleitoral, que é quem define o vencedor da votação, o democrata conquistou 21 estados, o equivalente a 253 dos 270 delegados de que ele necessita.

Donald Trump, do seu lado, recebeu 67,1 milhões de votos (48,1% do total). Para o Colégio Eleitoral, o republicano venceu em 23 estados, o que lhe coloca neste momento com o apoio de 213 delegados. Ele está, portando, a 57 votos de ser eleito.

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Dos seis estados em que a apuração segue, Biden precisa vencer apenas nos dois que ele já lidera — Arizona e Nevada, que representam juntos 17 delegados –, para conquistar a Casa Branca.

Com 86% das urnas apuradas em ambos os estados, Biden tem 51,0% dos votos no Arizona, contra 47,6% de Donald Trump. Em Nevada, a vantagem do democrata é mais estreita, com 49,3% para o ex-vice-presidente e 48,7% para o candidato republicano à reeleição.

Trump está na frente no Alaska, Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia. Se vencer nos quatro, vai a 268 delegados, chega muito perto, mas não se elege. Os democratas esperam, com a contagem dos votos pelo correio nas próximas horas, virar as vantagens do atual presidente nos dois últimos estados.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Para chegar próximo da vitória, Joe Biden dependeu da virada que obteve em dois estados do cinturão da ferrugem, o meio oeste dos Estados Unidos. Tradicionalmente democratas, os estados de Michigan e Wisconsin voltaram para a conta do partido após endossarem a eleição de Donald Trump em 2016.