Da Revista Forum

As declarações de Donald Trump sobre supostas fraudes no processo eleitoral nos EUA está incitando protestos em diversas cidades do país antes mesmo do fim da contagem oficial dos votos.

Após pedir recontagem de voto em Wisconsin e tentar suspender a apuração na Pensilvânia, Geórgia e Michigan – denunciando um “grande número de cédulas rejeitadas secretamente” -, Trump compartilhou nas redes link do site de extrema-direita Breitbart News, que já foi dirigido por Steve Bannon, sobre “caos” na contagem de votos em Detroit.

A reportagem mostra justamente um grupo de partdiários de Trump em um protesto para tentar interromper a apuração na cidade mais populosa de Michigan. Biden venceu no Estado, tido como um dos decisivos, e ficou mais perto da projeção de 270 delegados que podem garantir ao democrata a vitória nas eleições.

Portland

Em Portland, no estado do Óregon, epicentro dos protestos antirracistas após o assassinato de George Floyd, centenas de pessoas foram às ruas e ao menos 11 foram presas em protestos contra as declarações de Trump pedindo a recontagem de votos.