dengueUma mulher da província de Buenos Aires recém-chegada de suas férias no Brasil foi diagnosticada com o vírus do zika, o quinto caso registrado na Argentina, informaram fones sanitárias neste domingo. Trata-se de uma mulher de 42 anos que vive na cidade de Pergamino (200 km a nordeste da capital argentina) e que apresentou sintomas da doença logo após seu retorno do Rio de Janeiro, informou o Ministério da Saúde da província.

A Argentina contabilizava até este domingo cinco casos de zika em seu território, todos importados e sem risco de vida. Na sexta-feira, foi registrado o caso de uma jovem de 21 anos que viajou como turista para a Colômbia e que, em seu regresso à Mendoza (oeste), foi diagnosticada com o vírus. A paciente já recebeu alta.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

O Ministério da Saúde considera “provável que a Argentina registre mais casos importados” em breve, devido aos regresso de turistas de suas férias de verão em países da América Latina, onde há vários pacientes afetados. As prevenções sanitárias e as campanhas se concentram na argentina no surto de dengue, com 2.500 casos, a grande maioria deles na província de Misiones (nordeste), na fronteira com o Paraguai e com o Brasil, onde é endêmica.

O vírus do zika apareceu na América Latina em 2015 e se propagou transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a chikungunya. Os sintomas do zika são similares aos de uma gripe leve, apesar de as autoridades médicas do Brasil estudarem sua relação com um anormal aumento dos casos de microcefalia em bebês nascidos de mulheres que contraíram a doença durante a gravidez.

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro

Agência France Press