Do G1

Arqueólogos da Turquia encontram estátuas de duas cabeças de deuses gregos em um sítio arqueológico no oeste do país, informou a Universidade Kütahya Dumlupınar.

As escavações aconteceram no sítio arqueológico de Aizanoi, e revelaram, no fim de outubro, estátuas de Afrodite e Dionísio, datadas em mais de 5 mil anos.

Os artefatos descobertos ilustram dois deuses pertencentes ao panteão grego. Afrodite é a deusa do amor e da beleza e Dionísio o deus do vinho.

O coordenador do sítio arqueológico, o professor Gökhan Coşkun da Universidade Kütahya Dumlupınar, disse em entrevista à agência Anadolu que 100 pessoas estiveram envolvidas na descoberta.

O pesquisador disse também que as escavações parecem revelar que havia uma oficina de estátuas em operação na região explorada.

A cidade de Aizanoi, a cerca de 300 quilômetros de Istambul, é bastante conhecida por abrigar um templo antigo erguido para Zeus, o deus dos deuses.

A área explorada foi indicada em 2012 para a lista de patrimônio da Unesco e está sob avaliação da agência das Nações Unidas. Ela faz parte do território que pertenceu aos gregos na Antiguidade.