Sinalizando que a população de Serra Talhada tem dado um baita calote no governo, o secretário de Finanças, Marcondes Osório, pediu socorro à população, durante entrevista de rádio nesta quinta-feira (7). Num breve levantamento realizado em janeiro, ele identificou que o índice de inadimplência de impostos no município é de 70%. “Isso acaba levando a prefeiura a ficar sem recursos para investimentos. E aí vira um círculo vicioso, pois se não tem dinheiro pra contratar benefícios para a população, ela começa a reclamar da ausência de serviços”, explanou, preocupado.

Inspirado na lógica da “formiguinha”, de cada um fazer a sua parte, o secretário avisou que o não pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) acaba incluindo o cidadão, inevitavelmente, na turma dos caloteiros da dívida ativa municipal. Com esse argumento, pediu ajuda a todos os contribuintes. “Errado ou não, passa a ser uma dívida que a pessoa contrai junto à prefeitura. Então, conclamo a todos que deem seu voto de confiança no prefeito – como deram na eleição – e paguem seu IPTU, nos ajudem para que no mês de março já tenhamos uma receita extra pra iniciar o processo de investimentos na cidade”.

Conforme o secretário, uma “força tarefa” será montada para fiscalizar a contribuição do IPTU e também de um outro tributo municipal, o ISS (Imposto sobre Serviços). A intenção é promover um amplo recadastramento imobiliário na cidade, e fechar o cerco também junto às empresas prestadoras de serviços. “Pois do mesmo modo que identificamos vários cadastros  imobiliários desatualizados, tem muita gente prestando serviço sem pagar. Então, vamos cobrar o ISS de quem deve”, avisou.