Do Diario de PE

O artesão Rafael Leite, de 23 anos, natural da cidade de Poção, no Agreste de Pernambuco, teve uma de suas obras escolhidas para compor a cenografia da novela das seis da Rede Globo, Mar do Sertão, que está no ar deste o mês de agosto deste ano.

A releitura de Abaporu, de Tarsila do Amaral, reproduzida em renascença pelo artista aparece em um dos principais ambientes da trama, o quarto da protagonista Candoca, interpretada pela atriz Isadora Cruz.

Rafael conta que o convite partiu de um assistente da artista plástica Ana Durães, responsável pela curadoria da novela. “Eles entraram em contato comigo através do instagram para adquirir a releitura que fiz em renascença do Abaporu para ser colocado no cenário cinematográfico da novela. Falaram que eu precisava enviar o mais rápido possível porque já iriam iniciar as gravações. Corri contra o tempo, mas valeu muito”, revela.

A oportunidade possibilitou que Rafael se formalizasse como Microempreendedor Individual (MEI), já que precisava emitir nota na compra. “Eles pediram para eu emitir nota, daí precisei me formalizar. Foi mais um passo que dei na vida. Tenho certeza que o MEI vai me ajudar muito”.

Em Poção não se fala em outra coisa. A professora de biologia Maria Aparecida Faustino, que ensinou a Rafael no Ensino Médio, revela que não perde um capítulo da novela e que sempre se emociona ao ver o quadro dele na televisão. “Eu já gostei do enredo todo da novela porque trata o nosso Sertão. E quando Rafa falou que teria uma obra dele, fiquei grudada.

É muito emocionante para nós que vivemos a renascença ver uma obra de alguém daqui da cidade sendo mostrada para o Brasil todo. A gente tá se vendo ali. A gente tá assistindo a nossa história. Eu sempre digo que a conquista de Rafael é uma conquista nossa. É muito orgulho para nós aqui”.