Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura de Serra Talhada chama a atenção dos demais grupos culturais que não integram o espaço de debate

Publicado às 05h30 deste sábado (5)

Por Gusttavo Inácio, produtor cultural e presidente da Junina Sem Limite 

“Quinta-feira (2) ficamos sabendo de uma reunião do Conselho Municipal de Cultura para discutir a questão do dinheiro da Lei Aldir Blanc.

Porém, foi uma reunião que ninguém ficou sabendo para participar, na foto publicada aparecem apenas os membros da Fundação Cabras de Lampião e Fundação Casa da Cultura, que são basicamente as mesmas pessoas, né?!

Os grupos culturais que eu faço parte, falo pelos grupos juninos, maracatu, a gente não tinha nenhum representante nessa reunião e quando fomos questionar o secretário sobre essa reunião ele não quis nos dar resposta.

Veja também:   Homem ameaça esposa e quase mata cadela

Foi feito um cartaz que já conta com mais de 400 compartilhamentos e é onde a gente cobra respostas do secretário. Queremos saber quem representa o movimento junino? Porque nós não nos sentimos representados.

Quando foi essa eleição? Quando será a próxima segundo o edital, pois nós queremos participar, queremos integrar o Conselho Municipal de Cultura.

Até porque o dinheiro da Lei Aldir Blanc vai vir para todos os grupos culturais da cidade e na reunião, cujo eles, denominam de Conselho Municipal de Cultura, só estão os membros da Fundação.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em com a Fundação de Cultura de Serra Talhada, através de seu presidente, Anildomá Williams de Souza. Segundo o gestor cultural, todo o processo de eleição dos conselheiros de cultura da cidade ocorreu de forma democrática, convidando a integrar todos os produtores culturais da cidade, de diversas linguagens.

Veja também:   Acordo UE-Mercosul é 'muito ruim', 'façamos um novo', diz Macron

“Quanto ao nosso conselho eu estou bastante tranquilo, pois foi montado há dois anos, com ampla divulgação. Todos os setores da cultura de Serra Talhada foram convidados a se reunir e participar do conselho, assim como os grupos de quadrilhas também foram convidados a participar. Foi um processo bem bacana. Eu falei com o próprio Gusttavo por telefone e pelo WhatsApp para vir participar, ele disse que não poderia, mas que iria mandar representantes. Então, ele está faltando com a verdade quando diz que não foi avisado”, respondeu Domá.