Publicado às 04h43 deste sábado (5)

O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutor em Estatística Leandro Lucena alertou que a Prefeitura de Serra Talhada precisa acreditar mais na ciência para compreender que a cidade ainda não está numa situação confortável sobre o contágio da Covid-19, como se pensa. Em entrevista ao novo programa da TV Farol, Xeque Mate [assista aqui], Lucena disse que acredita que o governo municipal está trabalhando mais com base em “achismo”, do que com dados científicos.

Veja também:   INVESTIGAÇÃO: Após 10 dias do assassinato de policial civil, não há respostas sobre o crime

“É lamentável a gestão tomar atitudes baseadas em achismo, contra a ciência não existem argumentos. Estou mostrando de fato o que pode acontecer no município e isso está sendo negado. Então, a questão da reabertura das escolas, se a gente numa sala tem 10 alunos mais o professor, e cada aluno mais o professor convivam com mais três pessoas em casa, em apenas um dia a gente tem 405 contatos simultâneos, se a gente estender por dois dias esses contatos eles passam a ser 810 pessoas em contatos simultâneos, então observe o tamanho da problemática aí. Estenda isso para toda a rede educacional do município… ou seja, em apenas 2 dias a gente pode ter toda a população de Serra Talhada em contato [com o vírus] e isso pode gerar uma catástrofe de certa forma no município em apenas um mês”, pontuou Lucena, acrescentando:

Veja também:   Dupla suspeita de matar blogueiro é presa

“Com hospitais lotados, pacientes sendo transferidos para outros lugares e tudo isso é negado. Eu não sei o que se passa na cabeça dos gestores do município já que toda as decisões tomadas em nível de estado e de país foram através de estatística e equipes capacitadas cientificamente, só no achismo eu não vejo com bons olhos isso aí. Se disse que o pico já tinha passado quando o pico ainda não passou e hoje a gente nessa situação lamentável aqui no município. A gente vê os reflexos dessa negligência e tudo isso corrobora a negligência do município com a ciência.”

Veja também:   O lixo da discórdia em ST e a falta de habilidade da classe política

ASSISTA À ENTREVISTA DE LEANDRO LUCENA NO XEQUE MATE