Publicado às 13h35 desta quinta-feira (25)

Serra Talhada vive um drama que tende a aumentar, caso não se encontre uma solução urgente nos próximos dias. O município já contabiliza mais de 400 casos de covid-19 com o registro de nove mortes.

Por outro lado, o único hospital que vem cuidando dos infectados, o Hospam, opera na capacidade máxima, inclusive, com quatro paciente entubados (leia aqui).

No último fim de semana, o prefeito Luciano Duque (PT) fez um desabafo, e relatou que há uma ‘via crúcis’ a ser percorrida, após a Agência Pernambucana da Vigilância Sanitária (Apevisa) ter interditado a Casa de Saúde Clotilde Souto Maior, onde seriam instalados leitos de retaguarda, e logo em seguida, o Ministério Público (MPPE) ter dado um prazo curto para o governo municipal buscar solução para reabrir os leitos. Um dos gargalos, segundo o prefeito, é que o sistema de saúde privado de Serra Talhada rejeitou atender pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro

“Temos ainda as dificuldades os leito de retaguarda, após denúncias feitas pelos três vereadores de Serra Talhada [Pinheiro, Antonio de Antenor e Jaime Inácio] a casa de saúde foi interditada pela Apevisa. Nós estamos vendo que solução vamos construir, visto que as casas de saúde particulares de Serra Talhada rejeitaram o atendimento para os pacientes com covid-19. Vejam só que situação difícil”, explicou Duque, arrematando:

“Em Pernambuco tem leitos de retaguarda em creches, escolas, ginásios de esportes, agora em Serra Talhada colocamos na Casa de Saúde Clotilde Souto Maior, respeito a decisão da Apevisa, mas não compreendo porque no momento da doença temos que resolver os problemas. Se tem alguma deficiência, dá um prazo para resolver. Lamento e estamos pronto para construir a solução. Recebi uma notificação do Ministério Público e vamos lá, explicar ao promotor, o que está se passando. Vou pedir que o promotor nos ajude a encontrar uma solução”.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

LEIA MAIS

Duque acusa vereadores de fechar clínica em ST

Vereadores rebatem Duque sobre clínica em ST