Publicado às 05h30 deste domingo (6)

A coluna “Viagem ao Passado” destaca nesse domingo uma imagem de um dos mais emblemáticos pontos turísticos de Serra Talhada, a Concha Acústica, um espaço de memórias e de interação cultural de diferentes gerações da cidade, que também foi imortalizada na música “Divina Cidade”, do multiartista serra-talhadense Arnaud Rodrigues.

A imagem é a reprodução de um cartão postal que gentilmente foi cedido ao Farol pela grande guerreira Gracinha da Igreja. A fotografia é do início dos anos de 1980 pouco tempo depois da inauguração do anfiteatro, que foi erguido durante a segunda gestão do prefeito Hildo Pereira de Menezes.

Não se sabe ao certo o nome do autor do projeto arquitetônico, no entanto, todo o trabalho foi supervisionado pelo competente Benedito Duarte, o popular Seu Dito. Na fotografia abaixo, da década de 1930, quando o município ainda era denominado de Villa Bella e a rua era batizada de João Pessoa (no início do século 20 era popularmente apelidada de Rua da Estação em função de ser o centro de distribuição de encomenda e correspondências da agência dos Correios). O leitor poderá compreender melhor o quanto a área conhecida como “o marco zero” foi modificada com o passar dos anos.