A secretária municipal de Saúde, Socorro Brito, encerra seu ciclo na Prefeitura de Serra Talhada nesta sexta-feira (30). Ela reuniu sua equipe de colaboradores, na tarde dessa quinta-feira (29) para anunciar que estava entregando a pasta que comandou por cerca cinco anos.

A secretaria deve emitir uma nota oficial nas próximas horas confirmando a saída, mas não uma ruptura com o prefeito Luciano Duque. Assessores próximos a secretária garantem que Brito deixa o governo para se dedicar mais a família.

Em apenas oito meses de gestão, esta foi a quarta exoneração de secretário no governo petista. Mesmo tendo anunciado que iria cobrar metas dos secretários – fato que não aconteceu – todos os cargos foram entregues sem pressão de Luciano Duque. Entretanto, existem ruídos quanto a má sintonia do prefeito com alguns secretários. A saída de Socorro Brito coloca uma outra ‘dor de cabeça’ no governo: quem será o substituto dela?

CARLOS x LUCIANO

O próximo ato da relação Carlos e Luciano deve acontecer agora em setembro, onde o ex-prefeito Carlos Evandro vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o aval do próprio governador Eduardo Campos. A partir daí, ficam definidas as trincheiras para 2014.

O ex-prefeito Carlos Evandro deve abraçar a possível candidatura de Eduardo ao Palácio do Planalto e Duque vai ratificar o compromisso em torno de Dilma Rousseff. Na prática, um palanque fortalecido em 2012 será rachado em 2014.