Do Diario de PE

Os Estados Unidos registraram um aumento de 17% em crimes racistas, antissemitas ou homofóbicos no primeiro ano da Presidência de Donald Trump, segundo estatísticas do FBI, publicadas nesta terça-feira (13).

Em 2017 foram denunciados à Polícia 7.175 ataques por razões de etnia, origem, religião, sexualidade, gênero ou necessidades especiais, contra 6.121 em 2016, estabelece a Polícia Federal americana em seu relatório anual sobre crimes qualificados como “de ódio”.

Esta é a cifra mais elevada desde 2008 e o aumento foi registrado em todas as categorias pelo terceiro ano consecutivo. Os afro-americanos são as principais vítimas, com mais de 2.000 incidentes.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

Um total de 1.130 denúncias estavam relacionadas com a orientação sexual e 938 ataques foram dirigidos a judeus, um aumento de 37%, segundo FBI.

O FBI não deu razões para explicar este aumento. “Este informe é um chamado à ação”, disse o secretário interino de Justiça, Matthew Whitaker, em um comunicado, “particularmente preocupado” com o aumento do antissemitismo.

A divulgação dos dados se dá pouco mais de duas semanas depois do pior ataque antissemita da história dos Estados Unidos. Em 27 de outubro, um homem armado abriu fogo em uma sinagoga de Pittsburgh, no nordeste do país, e matou 12 pessoas.

Após o ataque, o presidente Donald Trump foi acusado de exacerbar as tensões na sociedade americana com sua retórica incendiária.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

No âmbito de uma visita a Pittsburgh, 1.500 manifestantes pediram para que atenue seu discurso.