Da Folha de PE

Após fiscalização iniciada no último sábado (10), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) detectou seis ligações clandestinas de água na Adutora do Sertão, entre Salgueiro e Cabrobó. A vistoria no trecho de 45 quilômetros da adutora foi realizada após queixas de moradores sobre falta de água e queda de pressão na área.

Ainda segundo a Compesa, as fraudes estavam desviando 16 litros de água por segundo para irrigação de propriedades irregulares. O volume recuperado nos primeiros dois dias da fiscalização é suficiente para abastecer 2.300 famílias por 24 horas.

Até o momento, a companhia informou que não houve registro de flagrante. Caso os infratores sejam identificados, estarão sujeitos à multa e poderão ser detidos pela Polícia Militar de Pernambuco.

De acordo com a Compesa, os casos de desvio de água tendem a aumentar em período de estiagem. A fiscalização deve continuar até o fim desta semana, e a companhia espera recuperar mais 26 litros de água que ainda estariam sendo furtados da adutora.