Boa parte da população de Serra Talhada ficou na expectativa quanto a uma ação mais efetiva do prefeito Luciano Duque (PT), neste primeiro semestre, no que se refere a soluções para o caos que se instalou no trânsito da cidade. Hoje, ir ao comércio significa, principalmente, a preocupação com áreas de estacionamentos, que não existem. Paralelo a isto, o sistema de transporte coletivo ainda é de péssima qualidade, e em grande parte, por omissão do governo.

O prefeito Luciano Duque tem repetido que esse foi um semestre de projetos e não cansa de falar que está apenas há seis meses de gestão “e que uma criança leva nove meses para nascer”. Mas nem tudo se resolve com dinheiro. É preciso vontade política. No programa petista registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2012, Duque apresentou pequenas soluções que ainda não foram cumpridas.

Na página 25 do seu plano, prometeu criar e fortalecer o Conselho Municipal de Transportes (CMT), regularizar os estacionamentos públicos, implantação de novos abrigos de passageiros e até criar um programa de educação no trânsito nas escolas municipais. Nada disso foi feito. A única ação foi conseguir a aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores criando um departamento que vai gerir o trânsito. Mas tudo se encontra em compasso de espera.

TRANSPARÊNCIA

Uma outra ferramenta que funciona em descompasso é o sistema de transparência do governo petista. O site oficial da Prefeitura de Serra Talhada mais parece um “autdoor digital” com tanta propaganda institucional. Entretanto, ao clicar no quesito “Licitações” aparece uma mensagem que se encontra em construção. Ou seja, a sociedade não pode acompanhar com transparência, como diz a lei, nenhum processo licitatório realizado neste semestre.