A região do Sertão do Pajeú é palco das Semanas de Direitos Humanos, desde a última  segunda-feira( 08) até a sexta-feira 12 de julho. A iniciativa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), desde o mês de março já passou pelos Sertões do Araripe, Central e do São Francisco, além do Agreste Meridional, Setentrional e Mata Norte, com ações de cidadania para a população e formação e sensibilização voltada a rede parceira de atendimento.

No primeiro dia de atividades, segunda-feira (08), o Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) realizou debate sobre “Direitos Humanos e a Pessoa Idosa” nos municípios de Flores e Quixaba, respectivamente. Também ocorre um trabalho de ouvidas e distribuição da cartilha da pessoa presa na cadeia pública de Serra Talhada e diálogo promovido pela Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos (GPMC) sobre mediação de conflitos com municípios da região.

Ao longo da semana as ações dividem-se, entre outras atividades, no mutirão de penas alternativas na comarca de Afogados da Ingazeira, onde na ocasião serão julgados 100 processos acumulados referentes a Crimes de Menor Potencial Ofensivo; apresentação teatral do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH); emissão gratuita de documentação no Quilombo Abelha e nos Assentamentos Rosário e Bom Nome; além de oficinas de sensibilização e a exposição “Anistia e Democracia: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” que retrata em painéis fotográficos momentos marcantes a época da ditadura.

A Semana de Direitos Humanos do Sertão do Pajeú segue até a sexta-feira (12) com a realização do XXVIII Seminário Regional: Pernambuco Pelos Direitos Humanos, em Serra Talhada. As atividades são voltadas para a sociedade civil e redes parceiras.

( Da Assessoria)