Foto: Arquivo/Farol de Notícias

Por GE-PE

De pré-contrato assinado, o Bahia quer Luciano Juba o quanto antes em Salvador e insiste por uma chegada antecipada da joia da base do Sport à capital baiana. O Esquadrão, inclusive, se usa de uma brecha para fazer isso acontecer: a abertura da segunda janela de transferências – que vai desta segunda até 2 de agosto.

Sem consenso com a cúpula leonina nas últimas conversas, o Tricolor prepara, nesta semana, uma nova oferta ao craque rubro-negro, segundo apuração do ge. Há uma possibilidade de que as partes possam chegar a um denominador comum já nesta segunda-feira.

Ainda a se definir, no entanto, qual estratégia o clube baiano fará uso: se condicionada apenas a um aporte financeiro, pagando pela liberação imediata de Juba – ele possui contrato até o final de agosto na Ilha -, se por empréstimo de atletas ou ambos.

Em valores aproximados, as primeiras tentativas do Bahia por Juba estiveram orçadas em R$ 1,7 milhão e R$ 2,5 milhões, respectivamente. E negadas pelo Sport, que engrossou o discurso de negociar seu ativo apenas pelo “valor que merece”.

O fato é que, se antes a gestão rubro-negra reforçava inexistência do pré-contrato assinado com o Esquadrão, hoje o assunto é tratado com naturalidade. Admitido. Ainda assim, o clube pernambucano continua no páreo para tentar a permanência do ponta até o final da Série B.

O que não se negocia nesta equação, no entanto, é tão somente um único fator: sem acerto entre Sport e Bahia, Luciano Juba só desembarca em Salvador a partir de setembro como reforço tricolor para a Série A. Mesmo com o fechamento da janela em 2 de agosto, a CBF entende que o jogador poderia defender o Tricolor no restante da temporada.

O que está em jogo para Bahia e Sport

Mesmo que a ideia inicial do Sport de manter Juba até o fim da Série B não se concretize, a diretoria rubro-negra espera contar com o camisa 46 até o fim do seu contrato pelo menos. Ou seja, até o dia 31 de agosto, seriam mais 12 partidas com a camisa do Leão nesta Série B. Ele ficaria até o jogo contra o Botafogo-SP pela 26ª rodada e deixaria o clube faltando 12 jogos para o término da Série B.

Em situação complicada no Brasileiro, o Bahia, contudo, quer o atacante o quanto antes e, caso consiga, poderá ter Luciano Juba como reforço em, pelo menos dez partidas (sem contar com a de terça-feira, contra o Grêmio), entre Série A e Copa do Brasil, antes mesmo do fim do vínculo do atleta com o Sport.

Até lá, se não houver denominador comum entre as partes, nada feito. Enquanto a situação não se resolve, o staff do cria da base rubro-negra e seus representantes aguardam o desfecho do negócio, e o jogador segue no elenco de Enderson Moreira.

Com a camisa do Sport, inclusive, Juba marcou mais um gol na temporada, na vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, no último domingo, chegando a 19 redes balançadas em 42 partidas.