A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) rejeitou a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentada na tarde desta sexta-feira (4) e orienta a continuação da greve, informou a entidade. Apesar disso, a proposta ainda será avaliada pelas assembleias locais.

Na avaliação do comando nacional de greve, a proposta de reajuste de 7,1%, oferecida pela Fenaban é muito baixa, com menos de 1% de aumento real. “Estamos orientando a rejeição da proposta e queremos intensificar a paralisação. Também orientamos nossos sindicatos a fazerem assembleias no início da semana para avaliar a proposta”, disse o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

Procurada pelo G1, a Fenaban disse que não foi informada da rejeição da proposta. A entidade propôs nesta sexta um reajuste de 7,1% em salários e benefícios dos bancários, que estão em greve desde o dia 19 de setembro. A proposta anterior dos bancos era de de reajuste de 6,1%, segundo a Contraf-CUT.

Veja também:   Feriadão com mudanças no comércio e serviços de ST

A greve dos bancários deixou mais da metade das agências do país fechadas, segundo balanço divulgado na quinta-feira (3) pela Contraf-CUT. De acordo com a entidade, os bancários fecharam 11.406 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal nesta quarta. Com isso, a greve, que começou na última quinta-feira (19), atinge 53% das agências, considerando 21.500 agências no país.

Greve
Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo a confederação, adoece os bancários.

Veja também:   Feriadão com mudanças no comércio e serviços de ST

Os bancários aprovaram a paralisação por tempo indeterminado em assembleias realizadas em todo o país no dia 12 de setembro. Os bancos apresentaram o que era até então a única proposta no dia 5 de setembro, diz a Contraf.

( do G1)