Banco Central anuncia primeira moeda digital oficial do Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (8) o nome da primeira moeda digital oficial do país. Ela se chamará Drex.Banco Central anuncia primeira moeda digital oficial do BrasilBanco Central anuncia primeira moeda digital oficial do Brasil

Segundo o órgão, cada letra da nova moeda digital equivale a uma característica: o D representa o digital; o R o real; o E a palavra eletrônica; e o X passa a ideia de modernidade e de conexão.

Segundo o Banco Central, a solução vai propiciar um ambiente seguro e regulado para geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia.

Diferente das criptomoedas, que a cotação é atrelada a um mercado bastante volátil, o Drex terá o mesmo valor do real, ou seja, 1 Drex valerá 1 real. A moeda terá garantia do Banco Central, enquanto as criptomoedas não tem garantia nenhuma.

Veja também:   Tatiana diz que Luciano Duque tem dupla personalidade e por isso nunca o compreendeu

A finalidade do Drex é facilitar movimentações financeiras de grande valor. Os correntistas poderão criar carteiras virtuais em bancos para fazer as transações. É como se fosse um primo do Pix, mas com diferença de escalas e valores. Enquanto o Pix deve obedecer a limites de segurança para transações comerciais, o Drex poderá ser usado para compra de imóveis ou veículos, por exemplo.

Os testes com a nova moeda devem começar em setembro com operações simuladas. O Drex deve estar disponíveis para população só no fim de 2024.

Veja também:   Mulher é alvo de assalto no Centro de Serra Talhada