Publicado às 15h deste sábado (21)

Após o decreto publicado esta semana, o Governo de Pernambuco determinou que a partir deste sábado (21), shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio deverão estar fechados.

Bares, restaurantes e lanchonetes podem continuar atendendo por delivery e os parques e praias terão acesso exclusivamente para corrida e caminhada. Supermercados e farmácias permanecerão abertos.

Tudo isso é uma ação necessária na guerra contra o Covid-19, que já matou mais de 10 mil pessoas em todo o mundo e está avançando depressa em Pernambuco. Já existem dois casos suspeitos em Serra Talhada [veja aqui].

Em entrevista ao Programa Farol de Notícias, na tarde deste sábado (21), na rádio Vilabela FM, o prefeito Luciano Duque alertou que bares e restaurantes da cidade que estiverem abertos serão interditados pela Polícia Militar e terão os alvarás suspensos pela Prefeitura.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

“É um decreto estadual, [quem presenciar algum deles aberto] liga para a Polícia Militar, e a polícia vai lá interditar. Nó vamos ser comunicados e se houver desobediência [por não querer fechar] nós vamos através da Secretaria de Governo e de Tributos nós vamos cassar o alvará de funcionamento. Não vamos ser lenientes. A rigidez vai acontecer. Então, não tenha dúvida de que queremos a colaboração. Não queremos a desobediência. Eu creio que o cidadão ele quer chegar em sua casa e não levar a doença para os seus filhos e sua família”, disse o prefeito, conclamando:

“Então, o que é que custa ficar alguns dias em casa contribuindo com essa campanha? Quando é o carnaval se passa 6 dias sem fazer nada não é, e por que não pode passar estes dias, do dia 22 até o dia 4 [de abril]? Fazendo com que sua cidade, você exerça a cidadania, e se orgulhe de dizer: Eu contribuí para que Serra Talhada não tivesse proliferação do COVID-19”.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR

O FAROL entrou em contato nesta manhã com o comando do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) para saber como será a ação da PM na fiscalização aos estabelecimentos alertados pelo decreto estadual.

O sub-comandante do batalhão em Serra Talhada, Major dos Santos, nos enviou uma determinação baseada no artigo 268 do Código Penal Brasileiro que diz:

“Infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa requer pena de detenção de um mês até um ano, mais aplicação de multa. A pena será aumentada de um terço se [nesse contexto] o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro”.