Publicado às 05h desta quinta-feira (13)

O prefeito Luciano Duque, falando ao Programa Frequência Democrática, dos comunicadores Francys Maia e Giovanni Sá, nessa quarta-feira (12), disse que a reabertura de bares em Serra Talhada ainda está proibida por força de decreto municipal. Portanto, quem arriscar abrir poderá sofrer interdição. O prefeito confirmou que Serra tem registrado uma alta de casos leves da Covid-19 e por isso é muito perigoso afrouxar o comércio de bar nesse momento.

Só na última terça (11), foram 82 casos confirmados em 24h na cidade. Um recorde até agora. Na semana passada [veja aqui], Luciano havia afirmado que haveria uma tendência de queda, mas que na realidade não se confirmou. Segundo o prefeito, não estamos ainda numa fase de diminuição da doença, mas atingimos o platô (quando os números chegam no pico e se estabilizam, para só depois caírem).

“Houve um aumento muito grande dos casos leves, uns em cura e uns em processo de cura. Mas a nossa tese continua de que estamos no platô. Eu disse na semana passada que nós tivemos um pico e que tínhamos uma tendência de cair gradualmente, evidentemente, como houve um aumento de testagem com certeza teríamos um aumento de casos leves, e é isso o que tem acontecido, nós não estamos com 100% de ocupação de leito hospitalar, se nós estivéssemos, aí estaríamos preocupados”, pontuou Duque. Serra tem hoje 34 mortos pelo novo coronavírus, 2.120 recuperações, 2.540 casos confirmados.

REABERTURA DE BAR AGORA NÃO

“Na verdade o primeiro decreto do Governo do Estado não fala em abertura de bares, fala em restaurante e nós [da Prefeitura] internamente, vamos ter uma reunião para tratar sobre o tema. A gente tem preocupações porque os números [da Covid] de Serra Talhada ainda não baixaram, a gente aumentou a testagem e estamos num platô. E bar é uma atividade que preocupa, vamos discutir um protocolo”, disse o prefeito.

RESTAURANTES TÊM QUE PROCURAR PREFEITURA

“Já os restaurantes estão liberados e já foi definido um protocolo, os restaurantes têm que procurar a Prefeitura. Nós com a vigilância estamos com toda a equipe direcionada para monitorar e acompanhar os restaurantes. Mas bar não está definido ainda, nós ainda estamos preocupados com a abertura desse segmento. Essa angústia eu entendo, eu compreendo, mas as pessoas têm que entender também a responsabilidade da Prefeitura na tomada de uma decisão”, ressaltou o gestor.

O DECRETO DO ESTADO COMPLICOU

“O decreto do Estado complicou, porque ele não deixa claro [a abertura específica de bar]. Há uma linha tênue aí que separa que é só restaurante. Inicialmente o decreto veio dessa forma e depois abriu. Mas o decreto do município ele só permite restaurante; não fala em abertura de bar. Se você tem alvará e é restaurante não tem problema nenhum, desde que não venda bebida. Mas você chega lá na mesa [do restaurante] e está lá a mesa com meia dúzia de Brahma… Há uma pensamento do comitê de crise e vamos consultar o Ministério Público se vamos avançar ou não nessa fase. Não queremos tomar uma atitude isolada. E até a sexta-feira, vamos aguardar…”, afirmou Luciano.

ALERTA À POPULAÇÃO 

“Repito e faço uma reflexão junto à população: a população continua praticando a desobediência, a falta de cuidado, o não seguimento de um protocolo. Nós temos que conviver com o novo normal, com a volta da atividade econômica, está aí todo o mundo brigando para reabrir os bares… Mas se a população está relaxando, não está usando máscara, não está usando o álcool, não está fazendo higiene, mantendo o distanciamento… Isso é preocupante. Se nós estivéssemos cumprindo o protocolo com certeza nossos números seriam menores”, alertou Duque.