Beneficiários do Bolsa Familia receberão cartão com função débito

Do JC Concursos

Os beneficiários do Bolsa Família 2023 passarão a contar com cartões com a função débito. Além disso, outros programas sociais, a exemplo do seguro-defeso para pescadores, também terão direito a novidade.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, realizou o anúncio nesta terça-feira (7), mas não deu detalhes sobre o prazo para a mudança. Os primeiros a receber serão os povos originários que vivem no Amazonas e em Roraima.

Continua depois da publicidade

Segundo publicação do jornal carioca Extra, Serrano afirmou que serão emitidos “50 mil cartões de débito para os beneficiários dessa região, para os povos originários, para poder facilitar o atendimento”.

A presidente do banco público responsável por gerir esses recursos também afirmou que outros beneficiários contemplados gradativamente. “São 220 mil cartões para os atendidos pelo seguro-defeso esse mês, até chegar o novo cartão do Bolsa Família”, disse ao jornal.

Cartões emitidos de maneira gratuita

De acordo com a Caixa, esses novos cartões serão emitidos de maneira gratuita. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também disse que a “modificação para se chegar rapidamente aos ianomâmis e outras comunidades”.

Sobre o novo cartão, ele terá chip que possibilita que as pessoas possam se dirigir a uma unidade da Caixa ou rede credenciada para realizar o pagamento no débito. Os beneficiários de programas sociais atualmente possuem poupanças sociais digitais no banco e precisam utilizar o aplicativo Caixa Tem para gerar um cartão de crédito virtual ou utilizar o QR Code para pagar conta ou realizar compras.

Calendário do benefício alterado para povos originários

Dias também afirmou que o calendário de pagamentos do novo Bolsa Família será alterado para os povos originários. Ele informou que o ministério irá criar uma regra que permita antecipação de recursos. “Os indígenas chegam e esperam dias, em locais às vezes inadequados e a custo elevado”, disse.

A Caixa irá utilizar um caminhão para prestar os mesmos serviços de uma agência itinerante, que atuará nesta quinta-feira (9), em Bonfim, Roraima. Uma agência do banco e uma lotérica serão instaladas em março na localidade e no Amazonas, até junho. Serão beneficiadas “10 mil famílias indígenas de sete municípios de Roraima e outras 20 mil de oito municípios amazonenses”, detalhou.