Do JC Concursos

Os beneficiários do Bolsa Família 2023 passarão a contar com cartões com a função débito. Além disso, outros programas sociais, a exemplo do seguro-defeso para pescadores, também terão direito a novidade.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, realizou o anúncio nesta terça-feira (7), mas não deu detalhes sobre o prazo para a mudança. Os primeiros a receber serão os povos originários que vivem no Amazonas e em Roraima.

Segundo publicação do jornal carioca Extra, Serrano afirmou que serão emitidos “50 mil cartões de débito para os beneficiários dessa região, para os povos originários, para poder facilitar o atendimento”.

A presidente do banco público responsável por gerir esses recursos também afirmou que outros beneficiários contemplados gradativamente. “São 220 mil cartões para os atendidos pelo seguro-defeso esse mês, até chegar o novo cartão do Bolsa Família”, disse ao jornal.

Cartões emitidos de maneira gratuita

De acordo com a Caixa, esses novos cartões serão emitidos de maneira gratuita. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também disse que a “modificação para se chegar rapidamente aos ianomâmis e outras comunidades”.

Sobre o novo cartão, ele terá chip que possibilita que as pessoas possam se dirigir a uma unidade da Caixa ou rede credenciada para realizar o pagamento no débito. Os beneficiários de programas sociais atualmente possuem poupanças sociais digitais no banco e precisam utilizar o aplicativo Caixa Tem para gerar um cartão de crédito virtual ou utilizar o QR Code para pagar conta ou realizar compras.

Calendário do benefício alterado para povos originários

Dias também afirmou que o calendário de pagamentos do novo Bolsa Família será alterado para os povos originários. Ele informou que o ministério irá criar uma regra que permita antecipação de recursos. “Os indígenas chegam e esperam dias, em locais às vezes inadequados e a custo elevado”, disse.

A Caixa irá utilizar um caminhão para prestar os mesmos serviços de uma agência itinerante, que atuará nesta quinta-feira (9), em Bonfim, Roraima. Uma agência do banco e uma lotérica serão instaladas em março na localidade e no Amazonas, até junho. Serão beneficiadas “10 mil famílias indígenas de sete municípios de Roraima e outras 20 mil de oito municípios amazonenses”, detalhou.