Do JC Online

Após o dia de destruição provocado pelas águas da chuva, em Bezerros, Agreste de Pernambuco, a cidade acordou nesta quarta-feira (24) com a missão de assegurar as vidas dos desabrigados e daqueles que ainda se encontram em áreas de risco.

A secretaria de governo de Bezerros junto à Defesa Civil espera concluir ainda nesta quarta o levantamento de pessoas atingidas para realocá-las.

O secretário Josevanio de Miranda explica que algumas famílias serão contempladas com casas do Programa Minha Casa Minha Vida até julho. “Todas as pessoas irão para lugares seguros, disponibilizados pela Prefeitura, até que uma decisão definitiva seja realizada para encaminhá-los”, garantiu. No momento, assistentes sociais e servidores públicos têm disponibilizado cestas básicas para as vítimas da chuva.

E vem mais água por aí…

Josevanio ainda lembra que a cidade não estava preparada para a quantidade que recebeu e que estão em alerta, já que a previsão para as próximas horas é de mais chuva. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o céu estará parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca em todo o Agreste pernambucano.
“Mainha, a senhora venha simbora tirar suas coisas!”

Maria Aparecida da Silva, mora no bairro do Rosário, em Bezerros, e agora convive com o medo de ter a casa demolida pela próxima chuva, já que ontem uma rachadura imensa apareceu na parede da casa após a entrada de um grande volume de água. Dona Maria perdeu fogão, geladeira, sofá, colchão… “Perdi tudinho! Foi tão rápido que não deu tempo de salvar nada. Tirei umas roupas, mas tá tudo molhado. O que prestar bem, o que não prestar, eu jogo fora”, conta.

Ela foi uma das vítimas que foram pegas de surpresa pela enchente. “Saí de casa às 10h e depois de uma hora me ligaram: ‘Mainha, a senhora venha simbora pra tirar suas coisas! (sic)'”, lembra. A Prefeitura garantiu que colaborá na reconstrução do lar de Dona Maria. “A casa é da minha mãe e eu não quero deixar. Eles queriam que eu alugasse uma casa da Prefeitura, mas prefiro o material para construir de novo. Disseram que em tudo que tiver condição pra ajudar, farão”, finalizou.

Solidariedade

Uma ação na quadra Irmã Júlia, no bairro do Salgado, um dos mais atingidos, está arrecadando donativos para as famílias que sofreram com a enchente e já foram cadastradas. A secretária-executiva de desenvolvimento social e direitos humanos Rosemery Mendonça conta que esse trabalho foi iniciado imediatamente aos primeiros desabamentos.

“Em união com as outras secretarias, estamos realizando essa campanha para arrecadas materiais de limpeza, higiene pessoal, água, colchões, cama, mesa e banho. Muitras casas foram deterioradas, então estamos fazendo esse acompanhamento de perto, dando assistência as famílias”, afirma.

Quem quiser colaborar, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos pelo telefone (81) 3728-6714.