Aproximadamente 50 famílias quilombolas em Serra Talhada serão beneficiadas com a implantação de uma biblioteca comunitária em sua vila. O prefeito Luciano Duque (PT), em parceria com o Governo do Estado, garantiu à comunidade Ponta da Serra, no distrito de Tauapiranga, zona rural da cidade, a construção de um centro multiuso contendo, além de ambiente de leitura, laboratório de informática. Atualmente Serra possui 15 comunidades quilombolas.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais da prefeitura, Diego Ferreira, a parceria com o Governo do Estado foi possível após a visita – a convite do poder municipal – do secretário executivo da Cepir (Coordenadoria Especial da Promoção da Igualdade Racial) e assessor do governador Eduardo Campos (PSB), Jorge Arruda. Ele esteve em Serra no início da semana.

Continua depois da publicidade

“O professor Jorge nos colocou em contato com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e da Criança e Juventude, que irão nos receber em Recife no próximo mês para acolher o nosso projeto de criação de centros multiusos nas comunidades quilombolas de Serra Talhada”, explicou Diego Ferreira.

O projeto de instalação de espaços educativos em comunidades afrodescendentes conta também com o apoio do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar). A expectativa da Prefeitura de Serra Talhada é de que o projeto seja executado não só na região quilombola da Ponta da Serra, mas em todas as 15 localidades existentes.

Da Assessoria