Foto: MDAS/Divulgação

Por PronaTEC Notícias

Nos próximos dias, as famílias unipessoais devem estar atentas ao aplicativo do Bolsa Família. Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou que os beneficiários que efetuaram a atualização de dados do cadastro terão seus pagamentos desbloqueados entre os meses de junho e julho

Essa medida de bloqueio do Bolsa Família faz parte do processo de qualificação cadastral, que visa aprimorar a base de dados.

A ministra Simone Tebet afirmou que esse procedimento minucioso nos cadastros resultará em uma economia de aproximadamente R$ 7 bilhões para o governo. Sendo assim, desde março, o MDS tem bloqueado os benefícios de alguns beneficiários que apresentam inconsistências nas informações fornecidas, tanto em relação à renda familiar quanto aos seus membros.

Averiguação Unipessoal: Como funciona e seus impactos no Bolsa Família

A Averiguação Unipessoal tem sido um processo significativo no âmbito do Bolsa Família, com impactos consideráveis para os beneficiários. No mês de abril, aproximadamente 1,2 milhão de brasileiros tiveram seus benefícios bloqueados por esse procedimento.

As famílias unipessoais que ingressaram no programa entre agosto e dezembro de 2022 foram convocadas para realizar a atualização de seus dados pessoalmente.

O governo suspeita que muitos desses beneficiários estejam recebendo o auxílio de forma irregular, inclusive em duplicidade. Isso ocorre quando um membro de uma família já beneficiada passa a receber o Bolsa Família de R$ 600 como se vivesse sozinho.

A intenção do governo ao revisar o Cadastro Único (CadÚnico) não é apenas economizar, como afirmou a ministra, mas identificar aqueles que estão no cadastro sem ter direito, em especial homens solteiros que estão trabalhando e frequentemente recorrem à informalidade para obter o benefício.

Em maio, novos bloqueios foram realizados, desta vez afetando 988 mil famílias unipessoais. Além disso, o governo suspendeu o pagamento para 280 mil beneficiários que também recebiam o Seguro Defeso juntamente com o Bolsa Família.

Desbloqueio do Bolsa Família: Recuperação do benefício e pagamentos retroativos

No processo de revisão de cadastros do Bolsa Família, muitas famílias genuinamente unipessoais foram afetadas e tiveram seus benefícios suspensos na data prevista. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu um prazo até 16 de junho para que os responsáveis buscassem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor do Cadastro Único (CadÚnico) a fim de atualizar suas informações.

Dessa maneira, as famílias que conseguirem comprovar que se enquadram nas regras estabelecidas poderão ter o Bolsa Família reativado e receberão também as parcelas retroativas referentes ao período em que estiveram bloqueadas.

A primeira fase de desbloqueios foi destinada aos beneficiários que realizaram a atualização do CadÚnico entre 11 de março e 14 de abril. Esse grupo recebeu o benefício em dobro durante o calendário de pagamento do Bolsa Família referente a maio. Sendo assim, conforme as famílias foram ajustando as pendências, as parcelas retroativas de abril, maio e junho foram depositadas no dia 3 de julho.

Verificando o recebimento retroativo do Bolsa Família

Para verificar se você receberá o Bolsa Família retroativo, é importante acompanhar as informações fornecidas pelo governo nos extratos de pagamento do aplicativo Bolsa Família, no aplicativo Caixa Tem e no Portal Cidadão.

O processo de averiguação unipessoal possui três fases de notificação ao beneficiário:

  1. Convocação inicial,
  2. Bloqueio do benefício,
  3. Cancelamento, se a família não prestou esclarecimentos.

Sendo assim, após receber a convocação, a família terá um prazo de 60 dias para atualizar seus dados cadastrais. Se, após o processamento, o beneficiário continuar elegível para o programa, o pagamento será desbloqueado.

Entretanto, se o prazo estabelecido não for cumprido, o beneficiário será notificado sobre o cancelamento do benefício. Portanto, é fundamental estar atento aos comunicados oficiais e cumprir os prazos estabelecidos para atualização cadastral.

Pagamento do benefício no mês de julho

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de julho. É uma notícia positiva para as famílias beneficiárias, que agora podem consultar as datas em que a parcela estará disponível para saque. De acordo com o MDS, receberão o benefício no calendário de julho todas as famílias que atualizaram seu cadastro até o dia 17 de junho.

Confira abaixo as datas de pagamento de acordo com o NIS do beneficiário:

  • NIS final 1 – data de pagamento 18 de julho;
  • 2 – pagamento 19 de julho;
  • 3 – pagamento 20 de julho;
  • 4 – pagamento 21 de julho;
  • 5 – pagamento 24 de julho;
  • 6 – pagamento 25 de julho;
  • 7 – pagamento 26 de julho;
  • 8 – pagamento 27 de julho;
  • 9 – pagamento 28 de julho;
  • 0 – pagamento 31 de julho.

Essas datas são essenciais para que os beneficiários do Bolsa Família possam se planejar e organizar suas finanças. Por fim, é importante lembrar que o valor estará disponível para saque de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Portanto, é fundamental acompanhar o calendário e comparecer ao local indicado para receber o benefício dentro do prazo estabelecido.