Da Revista Fórum

Preocupado com a aprovação do filho para o cargo de embaixador nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) colocou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), como principal articulador de votos para emplacar Eduardo em Washington. De acordo com Daniela Lima, da Folha de S.Paulo, Bolsonaro deu “todos os instrumentos” para que o presidente da Casa possa negociar com as bancadas.

Segundo dirigentes de partidos ouvidos pela jornalista, o presidente do Senado tem feito conversas individuais com senadores do centrão. Nesses encontros, explica que a indicação de Eduardo tornou-se questão central para o governo e pergunta sobre demandas que poderiam ser levadas a Bolsonaro, como forma de “trocar favores” e angariar votos ao filho 03.

Diferente do que tem acontecido na Câmara, os esforços em torno da reforma da Previdência são secundários. A liberação de cargos e emendas no Senado – prática comum da “velha política” – está totalmente ligada aos interesses aparentemente prioritários de Bolsonaro em emplacar Eduardo na embaixada.